Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

ENCONTRO DISCUTE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA CADEIA PRODUTIVA DO CACAU

ENCONTRO DISCUTE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA CADEIA PRODUTIVA DO CACAU
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 18/07/2019 23h00
★ ★ ★ ★ ★
1

ENCONTRO DISCUTE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA CADEIA PRODUTIVA DO CACAU

A retomada do crescimento produtivo do cacau, com modernização, inovações tecnológicas, acesso a crédito e mercado, foi discutida no seminário 'Parceria Mais Forte - Governo do Estado e Sociedade Civil juntos pela Agricultura Familiar', realizado nesta quinta-feira (18), no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), no município de Ilhéus, no Território de Identidade Litoral Sul.

O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Ceplac, reuniu mais de 170 agricultores familiares e assentados de reforma agrária produtores de cacau, de Ilhéus, que enxergam na cacauicultura uma cadeia promissora para geração de emprego, renda e permanência no campo.

O secretário da SDR, Josias Gomes, destacou que a pauta do seminário foi sobre um fruto que está presente na região do sul da Bahia há mais de 200 anos, o que requer articulações, estratégias e novas formas para garantir êxito no cultivo. “Nosso propósito é que o cacau continue sendo o carro-chefe da economia da região e, para isso, nos interessa essa integração entre prefeitura, estado e sociedade civil, na perspectiva de alavancar a produção e contribuir para que os agricultores familiares tenham condições de viver com a cadeia do cacau”, afirmou.

Para Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, o seminário representou um momento para balanço e prospecção de novas ações, juntando os diversos atores que atuam desde o sistema financeiro com crédito, até os órgãos que promovem assistência técnica, fomento e agroindustrialização. “A vocação dessa região para a cacauicultura já foi demostrada, durante muitos anos. Agora encontramos possibilidades de dar um salto muito grande de qualidade, com geração de renda e a SDR continua investindo nisso", disse.

Debate

Durante o seminário, técnicos da Ceplac apresentaram um panorama da cacauicultura do cultivo de mudas ao beneficiamento. Posteriormente, agricultores familiares debateram os desafios para produzir mais e melhor. O coordenador da superintendência da Ceplac na Bahia/Espírito Santo, Carlos Alexandre Brandão, destacou que “essa luta em torno da bandeira do cacau não pode ser de forma isolada. Essa mediação é importante para que a gente consiga satisfazer a ponta, através das pesquisas da extensão e do desenvolvimento regional”.

O agricultor familiar José Ronaldo dos Santos, morador da comunidade rural Vila Ribeira das Pedras, comentou que investir na cacauicultura é um caminho promissor, pois ele, após receber as orientações técnicas, saiu da produção de 12 arrobas para 48 arrobas no primeiro ano em que fez a recuperação da lavoura. “A expectativa é que neste ano, alcance 200 arrobas”, revelou.

Deixe seu comentário para ENCONTRO DISCUTE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA CADEIA PRODUTIVA DO CACAU

Resposta de RAIMUNDO MONTEIRO RAMOS

Boa tarde meu nobre amigo. Por favor retirem essa matéria antiga do ar.

★ ★ ★ ★ ★ Em 25-06-2020 às 17-01h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!