Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

ENTENDA COMO AÇÃO HUMANA FAVORECEU CHEIA DEVASTADORA DO RIO CACHOEIRA

ENTENDA COMO AÇÃO HUMANA FAVORECEU CHEIA DEVASTADORA DO RIO CACHOEIRA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 06/01/2022 15h33

Entender o motivo das problemáticas causadas pelas chuvas intensas no sul da Bahia é de extrema importância. Em entrevista cedida para o Blog Pimenta, o geógrafo Cezar Augusto Teixeira Falcão Filho explica como a tragédia baiana não foi obra da natureza.

Cezar Augusto relata que as chuvas em abundância emergem o reequilíbrio da temperatura do planeta, mas as enchentes ocorridas nas cidades baianas vem carregada de um histórico da expansão urbana brasileira.


O rio Cachoeira nasce em Itapé, no sul da Bahia, no encontro dos rios Colônia e Salgado. A bacia abrange 12 municípios da região e a maior parte da cobertura florestal dessa área foi substituída por pastagens, evidencia o geógrafo. “O que acontece? Quando a chuva se manifesta como processo natural, ela não encontra uma barreira que existia antes, a floresta que a amortecia. A água cai e impacta o solo diretamente, causando erosão, lixiviação e escoamento superficial, com muito mais velocidade”.

Um contraponto interessante é que da mesma forma que o desmatamento favorece as enxurradas dos dias chuvosos, o mesmo contribui para a redução drástica dos níveis dos rios em períodos de estiagem. Cezar Augusto relembra do verão de 2015/2016 e diz “É estranho você observar uma bacia hidrográfica totalmente inserida no bioma da Mata Atlântica fazer com que Itabuna passe quase três meses sem água. Não sei se você lembra disso, que Itabuna ficou três meses sem abastecimento de água por causa de uma seca”, recorda o geógrafo.

Segundo o cientista “A floresta mantém a água no ambiente”. Sem a mata, uma chuva intensa e duradoura tende a elevar as águas do rio rapidamente. A tempestade perfeita eclode violenta na zona urbana, onde a ocupação do solo é moldada para a impermeabilidade”. 

Ele frisa que é importante buscar medidas de planejamento nesse momento para adaptação dessa nova realidade e conclui que a curto prazo seria necessário remover as moradias construídas nas áreas de expansão do leito do rio em períodos chuvosos e a longo prazo concentrar no reflorestamento da bacia do Rio Cachoeira.

Deixe seu comentário para ENTENDA COMO AÇÃO HUMANA FAVORECEU CHEIA DEVASTADORA DO RIO CACHOEIRA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!