ESCOLA ENVOLVE 32 ALUNOS NO PROJETO "PARAFRASEANDO ILHÉUS ENTRE CONTOS E RECONTOS" COMO ESCRITORES DE LIVROS
A noite de autógrafos dos livros editados e publicados será realizada no dia 9 de dezembro, quinta-feira da próxima semana, às 19h na Faculdade de Ilhéus.
Voltado para elevar o processo de ensino-aprendizagem por meio da leitura e escrita, o Instituto de Ensino Joana Darc promoveu o projeto literário “Parafraseando Ilhéus entre Contos e Recontos” com 32 alunos, de 6 a 16 anos, dos ensinos Fundamental I e II, envolvidos na iniciativa. A escrita de contos e autobiografias culminou na edição de 32 obras individuais cuja noite de autógrafos dos livros editados, publicados e impressos pela Editora Estante Mágica, será realizada no dia 9 de dezembro, quinta-feira da próxima semana, às 19h na Faculdade de Ilhéus. A instituição destaca a iniciativa cultural e que enaltece a cidade e a literatura de Ilhéus.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Jorilda de Brito Afonso, cada criança e jovem, inspiradao com os contos da literatura produzida em Ilhéus, escreveu sua história em formato de livro. “Ilhéus é berço de muitos ‘Jorges Amados’, autores de suas próprias histórias, neste tempo presente. Realizamos esse projeto literário desde a fundação do Instituto de Ensino Joana Darc, há 17 anos. Neste ano, em especial, junto com Editora Estante Mágica, que dispõe de uma plataforma estruturada, foi possível publicar as 32 obras no ambiente online e imprimi-las, incluídos os desenhos originais dos alunos”, explicou.
Ao considerar a intensificação da educação remota nos tempos atuais, e, sobretudo, o tempo que os alunos ficam conectados a um computador ou ao celular, o Instituto de Ensino Joana Darc entende que esta é a hora de transformar a realidade em uma oportunidade para uma verdadeira aventura literária, rica em imaginação, versos, prosa, crônicas e críticas.
Dentre alguns dos principais benefícios proporcionados ao alunado, estão o despertar do interesse e do gosto pela leitura e escrita, estimulando o hábito diário da leitura; ampliação do repertório literário e não literário dos alunos sobre Ilhéus, relacionando a leitura com aspectos da realidade da cidade através dos contos e recontos; conhecimento e identificação de gêneros textuais e literários; desenvolvimento do senso crítico, a partir dos livros lidos e relidos, com construção de críticas e resenhas; dentre outros.
Resposta de Gicelia Cardoso da Silva Souza
Este projeto é um sucesso! Estimulando crianças no seu desenvolvimento intelectual! Estímulos estes que podem nascer, grandes escritores!
★ ★ ★ ★ ★ Em 09-12-2021 às 13-58h 5