ESTUDANTES DE ENGENHARIA DA UESC DESENVOLVEM PROJETOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE COMUNIDADES EM ILHÉUS
Projeto internacional "Engenheiros Sem Fronteiras" foi iniciado há um ano em Ilhéus, por estudantes dos cursos de Engenharia da instituição
Estudantes dos cursos de engenharia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), estão desenvolvendo diversos projetos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de moradores de comunidades carentes em Ilhéus. O grupo "Engenheiros Sem Fronteiras", é uma organização não governamental internacional, e foi iniciada há um ano em Ilhéus. Entre os projetos, está o "Água Limpa, Povo Saudável", que monitora e trata a água em comunidades carentes de saneamento, com o desenvolvimento de micro estações de tratamento e requalificação de poços caipiras. Os estudantes Emilly Souza e Thales Pacheco participaram nesta segunda-feira (28), do programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, e falaram um pouco sobre a ação, que deve beneficiar moradores da Associação de agricultores rurais, que vivem do outro lado do Rio Cachoeira. "A gente fez um estudo de campo, inscreveu e está aguardando o resultado da submissão ao edital da universidade", contou Thales. "A gente foi nessa comunidade e conversou com eles. Foi uma experiência interessante porque eles estão lá há 24 anos e ainda não têm água tratada", declarou Emilly.
O grupo, formado por estudantes de engenharia civil e química, desenvolveu uma mini estação de tratamento para que a população do local tenha água mais limpa e saudável. "A ideia é que seja eficiente e consiga melhorar as condições da água, de uma forma que seja barata e que essas pessoas possam ser capacitadas para dar manutenção em sua própria estação", explicou Emilly.
Os estudantes devem apresentar seus projetos na mostra científica do 10º Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras, que acontecerá entre os dias de 15 e 17 de novembro em Belo Horizonte - MG. Durante o congresso, eles terão a oportunidade de compartilhar seus projetos e aprender com outros núcleos de todo o país, ampliando seus conhecimentos e fortalecendo suas ações em Ilhéus.
Para garantir a participação de 7 membros do Núcleo Ilhéus no evento, está sendo realizada uma campanha para arrecadar R$ 2.500, valor que será destinado a cobrir os custos de transporte, hospedagem e alimentação durante o congresso. As doações podem ser feitas via PIX, utilizando a chave: financeiro.ilheus@esf-brasil.org, em nome de Gabriel Fernando Duarte de Bairros, diretor de finanças do Núcleo.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para ESTUDANTES DE ENGENHARIA DA UESC DESENVOLVEM PROJETOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE COMUNIDADES EM ILHÉUS