EVENTO DISCUTE POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE CACAU EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO SUL DA BAHIA
O evento será presencial, no auditório do CEPEC/CEPLAC. Para quem não conseguiu se inscrever, todas as atividades serão transmitidas no site www.agrocacau.com
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro o Centro de Pesquisas do Cacau receberá o Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacau, o SSAF-CACAU. Serão dois dias de diálogo e intercâmbio sobre tecnologias e sustentabilidade econômica, social e ambiental de sistemas agroflorestais com cacau. Espera-se promover um modelo de agricultura sustentável nos trópicos.
“O evento é uma oportunidade para demonstrar que a produção de cacau em Sistemas Agroflorestais é sustentável e baseada em ciência, promovendo renda ao cacauicultor e conservando o meio ambiente. Vamos reunir pesquisadores, produtores e empresas relacionadas ao processamento de cacau para discutir pontos estratégicos para o futuro da produção nacional de cacau usando SAF. Estamos ansiosos para este espaço de trocas!”, afirma Lucimara Chiari, Coordenadora Geral de Pesquisa e Inovação da CEPLAC.
O evento será presencial, no auditório do CEPEC/CEPLAC. Para quem não conseguiu se inscrever, todas as atividades serão transmitidas no site www.agrocacau.com. A programação contara com palestras que trazem experiências e resultados de pesquisa sobre as melhores práticas produtivas de cacau em consórcio com outros culturas. Serão discutidos tópicos como Pesquisa e Inovação, Viabilidade Econômica, Experiências e Práticas de Cultivo, Iniciativas e Assistência Técnica Rural. Além disso, serão promovidos espaços de debate sobre potenciais para a cultura do cacau. A programação completa pode ser conferida aqui.
Ao final do primeiro dia do evento será lançado o livro Cacau na Amazônia Brasileira: História, Genética, Melhoramento e Sistemas de Cultivo Sustentável, que traz uma revisão bibliográfica de centenas de artigos científicos, relatórios técnicos e documentos de circulação restrita. O livro foi editado por Caio Márcio Vasconcellos Cordeiro de Almeida e Manfred Willy Müller e conta com autoria de Fernando Antônio Teixeira Mendes, Fernando Luíz de Oliveira Corrêa, Paulo Gil Gonçalves de Matos e Paulo Sérgio Bevilaqua de Albuquerque.
O evento é realizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), e pelo projeto Produção Sustentável de Cacau por Sistemas Agroflorestais na Amazônia e na Mata Atlântica, uma parceria entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e a empresa Mondelez, no âmbito do programa develoPPP do Ministério da Cooperação da Alemanha (BMZ).
Apoiam o evento o Centro de Inovação do Cacau (CIC), Cocoa Action Brasil, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual Santa Cruz (UESC), Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Embrapa e Embrapa Amazônia Oriental, Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (FUNDAPAM), Instituto Arapyaú e Instituto Belterra.
Serviço
30/11, de 08 às 20h
01/12, 08h às 18h
Local: Auditório do CEPEC/CEPLAC - Rod. Jorge Amado, Km 22, Ilhéus - BA.
Mais informação em https://www.agrocacau.com/
Deixe seu comentário para EVENTO DISCUTE POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE CACAU EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO SUL DA BAHIA