GELEIA NA CARNE E NO DRINK! EXPERIÊNCIAS COMO ESSAS SERÃO APRESENTADAS PELO PROJETO "ALÉM DOS SABORES", NO CIRCUITO DA GELEIA, EM ITACARÉ
O evento acontece no dia 5 de dezembro, no Resende Imperial Hotel & Spa, em Itacaré
Você sabia que geleia pode ser consumida na carne? Já experimentou no drink? Experiências como essas serão apresentadas no Circuito da Geleia, primeira edição do projeto “Além dos Sabores”, que acontece no dia 5 de dezembro, no Resende Imperial Hotel & Spa, em Itacaré. O idealizador do evento, Bruno Bethonico, participou nesta quarta-feira (06), do programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, para falar sobre o evento. Bruno é conhecido como mestre geleiro e por suas geleias de sabores inusitados, como laranja com pitanga e manga com curry. Ele contou que sempre fez geleia em casa, mas começou a comercializar o produto há seis anos. "Comecei a vender em feiras e pequenos eventos. A grande pegada era utilizar e aproveitar frutas mais maduras e fazer mistura com elas. A minha primeira receita levava pimenta e o melhor lugar para se buscar pimenta no Brasil é a Bahia", destacou.
Em 2021, Bruno conquistou um prêmio no maior concurso de geleias no mundo, que acontece desde 2005, na Inglaterra, o Dalemain World Marmalade Awards. "Até então só uma geleia brasileira, de São Paulo, havia ganhado um prémio lá, em 2016. E em 2021, enviei a minha geleia de amora com Cabernet Sauvignonde e uma de laranja, acreditando que não ia ganhar com a de laranja porque na Inglaterra 90% das geleiras consumidas são de laranja amarga. E eu enviei uma geleia de laranja com um amargo mais suave e para minha surpresa eu venci com a de laranja", declarou.
Durante a entrevista, o mestre explicou que a geleia tradicional usa o açúcar, porém, a concentração maior do doce fica por conta da fruta. "Dificilmente as pessoas identificam o sabor das geleias industrializadas, justamente porque são muito doces. A técnica que eu utilizo é fogo baixo e cozimento longo. Com isso, você consegue reduzir a máxima quantidade de água e aproveita o açúcar da própria fruta. O açúcar industrializado entra nesse ponto basicamente como agente conservante. Não necessariamente para adoçar. No circuito da geleia eu vou falar mais sobre essas técnicas. Tecnicamente falando, a geleia sem açúcar não é uma geleia".
O projeto "Além dos Sabores" explora o potencial de produtos regionais em harmonizações e novos usos gastronômicos. Durante o circuito, três produtores da região vão participar, entre eles a nutricionista e produtora artesanal Lucinha Soub e o chef Junior França, renomado na gastronomia contemporânea e regional. "Luci vai falar um pouso sobre a reação desses elementos básicos na produção da geleia, o que é muito importante para os produtores artesanais. o chef Júnior vai abordar a harmonização dos produtos. Mostrar um preparo de algumas receitas com a geleia e como ela pode ser aplicada. Porque todo mundo acha que geleia é só na torradinha e não. Pode ser no hamburguer, na carne, na sobremesa, no drink", destacou.
O circuito acontece numa quinta-feira, dia 5 de dezembro, mas a feira de produtos vai até o sábado, dia 7. A organização do evento vai promover também um jantar na sexta-feira, 6 de dezembro, com 4 momentos em que a geleia será apresentada nas receitas. As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.sympla.com.br/alem-dos-sabores---circuito-da-geleia__2716773. Mais informações no whatsapp (73) 99865-6591 e nos igs circuitodageleia e alemdossaboresbrasil.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para GELEIA NA CARNE E NO DRINK! EXPERIÊNCIAS COMO ESSAS SERÃO APRESENTADAS PELO PROJETO "ALÉM DOS SABORES", NO CIRCUITO DA GELEIA, EM ITACARÉ