Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

GOVERNO ACABA COM DIFERENÇA NOS PREÇOS DE BOTIJÕES DE GÁS DE COZINHA

GOVERNO ACABA COM DIFERENÇA NOS PREÇOS DE BOTIJÕES DE GÁS DE COZINHA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 30/08/2019 05h19

GOVERNO ACABA COM DIFERENÇA NOS PREÇOS DE BOTIJÕES DE GÁS DE COZINHA

O governo aprovou ontem (quinta, 29), o fim da política de diferenciação dos preços dos botijões de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mais conhecido como gás de cozinha. A medida, analisada durante reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), é uma tentativa de baratear o insumo para a população.

Pela regra vigente, o botijão de gás de 13 quilos, vendido para clientes residenciais, é mais barato que o gás a granel, consumido por indústrias e comércios. O subsídio foi criado por uma resolução de 2005 do CNPE.

Na época, a intenção era baratear o produto para famílias de baixa renda. Mas a medida, na avaliação do governo, não deu os resultados esperados. Isso porque para compensar essas perdas, os valores são embutidos nos demais produtos e envasamentos.

Além disso, impediu a concorrência no setor. Hoje, a Petrobras responde por mais de mais de 99% da produção e importação do setor. Já o segmento de distribuição é dominado por 4 empresas: Liquigás, subsidiária da Petrobras, Copagaz, Ultragaz e Supergasbrás.

“O fim da prática de preços diferenciados de GLP corrige distorções no mercado, entre o GLP comercializado em botijões de até 13 kg e o granel, e incentiva a entrada de outros agentes nas etapas de produção e importação de GLP, ambas concentradas no agente de posição dominante”, diz a nota do CNPE.

Deixe seu comentário para GOVERNO ACABA COM DIFERENÇA NOS PREÇOS DE BOTIJÕES DE GÁS DE COZINHA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!