GOVERNO DEVE PROPOR REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO SÓ PELA INFLAÇÃO, SEM GANHO REAL
GOVERNO DEVE PROPOR REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO SÓ PELA INFLAÇÃO, SEM GANHO REAL
Até 15 de abril, o governo federal deve enviar ao Congresso Nacional o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) sem a previsão de reajuste real do salário mínimo.
Pela proposta da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, o piso salarial deve ser corrigido apenas pela inflação. Um dos diagnósticos é de que a revisão real do mínimo pressiona a inflação e contribui para o baixo nível de produtividade da economia.
Segundo um interlocutor da pasta da Economia, "uma proposta com uma nova fórmula de cálculo do reajuste do salário mínimo pode ser enviada ao Congresso até 31 de dezembro, por meio de uma MP (Medida Provisória) ", mas "o governo não vai tratar desse assunto antes da aprovação da reforma da Previdência".
A reforma, aliás, está entre as principais causas das brigas dos últimos dez dias e da recente trégua entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). A reportagem do UOL fez um balanço do bate-boca, que recebeu o combustível de declarações de Guedes e causou, entre outras consequências, o aumento do dólar -- a cotação da moeda americana chegou ontem a R$ 4,00.
O clima de tranquilidade, porém, não deve durar muito. A avaliação repassada por deputados e governadores a investidores e empresários é a de que a gestão Jair Bolsonaro vai intercalar episódios de desconforto com pequenas pausas para respirar. Ninguém acredita em uma mudança brusca e permanente de atitude do presidente.
Deixe seu comentário para GOVERNO DEVE PROPOR REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO SÓ PELA INFLAÇÃO, SEM GANHO REAL