Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

GOVERNO MÁRIO PUBLICA DECRETO QUE AUTORIZA CONCURSO PÚBLICO EM ILHÉUS, MAS VALDERICO PODE SUSPENDER CERTAME

GOVERNO MÁRIO PUBLICA DECRETO QUE AUTORIZA CONCURSO PÚBLICO EM ILHÉUS, MAS VALDERICO PODE SUSPENDER CERTAME
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 20/12/2024 16h29

Em entrevista ao programa O Tabuleiro, l Valderico expressou sua preocupação, afirmando que, embora seja favorável ao concurso, seria mais prudente esperar pelo menos três meses após o início de sua gestão

Na quinta-feira, 20 de dezembro de 2024, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), publicou o Decreto n. 76/2024, que autoriza a Prefeitura a promover um concurso público para o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva. A iniciativa visa modernizar e eficientizar a gestão municipal, garantindo que novos servidores integrem um ambiente institucional caracterizado pela transparência e valorização dos profissionais.

Desde setembro de 2023, uma comissão já havia sido instaurada para organizar o certame. O grupo é responsável por diversas etapas do processo, incluindo o levantamento das vagas disponíveis e a elaboração do edital. Mário Alexandre destacou a importância do concurso em suas declarações: “Estamos dando mais um passo para o futuro de Ilhéus. O serviço público de Ilhéus é sinônimo de qualidade e, com esse concurso, reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a valorização dos servidores.”

Embora a expectativa em torno do concurso seja alta, ainda não há definições sobre a data de publicação do edital ou a quantidade de vagas que serão ofertadas. O último concurso promovido pela Prefeitura de Ilhéus ocorreu em 2016, durante a gestão do ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP). 

 

Críticas e propostas do prefeito eleito Valderico Júnior

 

A iniciativa do atual governo, no entanto, encontra oposição nas palavras do prefeito eleito Valderico Júnior (UNIÃO), que considerou o anúncio do concurso como “precipitado”. Em entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, Valderico expressou sua preocupação, afirmando que, embora seja favorável ao concurso, seria mais prudente esperar pelo menos três meses após o início de sua gestão, em 1º de janeiro de 2025, para alinhar melhor as diretrizes do novo governo com as necessidades do município.

“Eu entendo que está entrando um novo governo, que tem uma nova linha de pensamento e precisa reestruturar o processo. Então, a gente precisa entender todos os cargos. Acredito que é precipitado, em um final de mandato, realizar um concurso. Eu tenho conversado com o Ministério Público para que a gente possa no mínimo esperar três ou quatro meses para entender e fazermos juntos esse concurso”, afirmou Valderico.

Sobre a possível suspensão do edital, Valderico Júnior deixou claro que deseja primeiro dialogar com o Ministério Público. Caso o novo governo entenda que o concurso não se alinha com suas diretrizes, ele pretende propor um novo modelo de seleção. “Estamos discutindo a melhor maneira com o Ministério Público. Se entendermos que o concurso não coincide com o que pensamos, teremos que propor um novo modelo”, declarou. 

 

*Conclusão*

O cenário em Ilhéus, agora, é de expectativa e divergências. De um lado, a atual gestão, defendendo a modernização e a eficiência através do concurso público; do outro, a administração que está por vir, buscando garantir alinhamento e continuidade nas ações governamentais. O desfecho dessa discussão está ainda por vir e promete ser uma das pautas centrais na agenda política da cidade nos próximos meses. A comunidade ilheense aguarda ansiosamente tanto pelas atualizações sobre o concurso quanto pelas diretrizes que o novo prefeito pretende implementar assim que assumir a prefeitura.

Deixe seu comentário para GOVERNO MÁRIO PUBLICA DECRETO QUE AUTORIZA CONCURSO PÚBLICO EM ILHÉUS, MAS VALDERICO PODE SUSPENDER CERTAME

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!