Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

HEMOBA REGISTRA QUEDA NO NÚMERO DE DOADORES DURANTE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

HEMOBA REGISTRA QUEDA NO NÚMERO DE DOADORES DURANTE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 25/03/2020 16h19

No período de 13 a 24 de fevereiro, 5.168 pessoas procuraram o hemocentro para fazer a doação, enquanto que no mesmo intervalo de tempo em março, apenas 2.646 tentaram a boa ação

Com a pandemia do coronavírus, a Fundação Hemoba registra, em toda Bahia, uma queda considerável no número de candidatos a doação de sangue.  No período de 13 a 24 de fevereiro, 5.168 pessoas procuraram o hemocentro para fazer a doação, enquanto que no mesmo intervalo de tempo em março, apenas 2.646 tentaram a boa ação. Com isto, o estoque está em nível crítico para praticamente todos os tipos sanguíneos com fator RH negativo.

De acordo com a médica Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Fundação, o estoque de sangue é classificado no Brasil em três índices: estável, alerta e crítico. “Consideramos o estoque de sangue estável, quando temos uma quantidade de hemocomponentes que atende a demanda de oito a 10 dias. Classificamos como alerta, um número suficiente para  quatro a sete dias, e crítico, quando temos apenas a quantidade para atender no máximo três dias”, explica a hematologista.

Para aumentar a segurança dos doadores e funcionários, a Fundação Hemoba adotou uma série de medidas, evitando aglomerações e higienizando com mais frequências os locais. De acordo com o diretor geral da instituição, Fernando Araújo, a iniciativa tem como objetivo minimizar os efeitos de um momento, que é delicado para todos.

“A demanda de sangue não para. Mesmo diante da pandemia, procedimentos de emergência continuam e muitas pessoas no estado precisam do tratamento com hemocomponentes para sobreviver.  Nossa equipe está trabalhando com a busca ativa de doadores e agendamento de doações para organizar os voluntários e evitar a aglomeração de pessoas. É importante que as pessoas que possam doar sangue, agendem a sua doação e venham direto para o hemocentro, evitando circular em muitos ambientes e voltem imediatamente para casa”, alerta o diretor.

Deixe seu comentário para HEMOBA REGISTRA QUEDA NO NÚMERO DE DOADORES DURANTE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!