HOSPITAL COSTA DO CACAU REALIZOU MAIS DE 600 MIL PROCEDIMENTOS EM MENOS DE CINCO ANOS
Neste ano, a unidade contabiliza uma média de 15.111 procedimentos por mês, com dados contabilizados nos últimos sete meses e meio.
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado Bahia (Sesab), conveniado 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS), referência em média e alta complexidade no interior da Bahia, realizou 113.338 procedimentos, até a última sexta-feira, dia 17 de agosto de 2023.
Neste ano, a unidade contabiliza uma média de 15.111 procedimentos por mês, com dados contabilizados nos últimos sete meses e meio.
A produção mensal supera 2022, que teve 14.339 mensais, quando a unidade atingiu o total de 172.790. De 2019 até agora, o HRCC marca o número 627.288 serviços prestados aos pacientes.
Neste ano, até a primeira quinzena de agosto, já foram realizados 33.775 atendimentos de emergência, 10.374 consultas ambulatoriais, 62.843diagnósticos e 6.388 cirurgias, totalizando a marca expressiva de 113.338 procedimentos. Do total de intervenções cirúrgicas, 230 foram neurológicas, 1.634 ortopédicas, 749 cardiovasculares e 3.775eletivas (outras intervenções).
Referente às consultas ambulatoriais aconteceram em Cirurgia Geral: 3.754, Ortopedia e Traumatologia: 2.376, Cirurgia Vascular: 583, Cardiologia: 1.676, Cirurgia Cardiovascular: 214, Bucomaxilofacial: 160, Dermatologia: 207, Cirurgia Plástica: 62, Neurocirurgia: 522 e Neurologia: 510, e mais 310 de outras especialidades.
Procedimentos diagnósticos foram executados: 53.602 exames laboratoriais, 2.448 testes rápidos, 369 de Anatomia Patológica, 1.507ultrassonografias, 239 em Radiologia Intervencionista e 4.678 eletrocardiogramas.
O HRCC já atendeu pacientes de mais de 230 municípios, de toda a Bahia, principalmente da região sul do Estado, também de outras unidadesfederativas do Brasil.
O hospital recebe pacientes, via regulação estadual da SESAB, também via Urgência e Emergência, fatoque explica o número de pacientes de diversos lugares do país, principalmente nos períodos de alta do fluxo turístico em Ilhéus, assegura Cristine Camara, diretora operacional do HRCC.
Sobre os procedimentos realizados na unidade hospitalar, durante os últimos anos, a diretora operacional observa que com os números jáalcançados, a unidade pode atingir, em breve, a marca de 1 milhão de serviços prestados aos pacientes.
“Com o ritmo que conseguimos alcançar, oferecendo serviços especializados, com atendimento humanizado e de qualidade, observo que podemos atingir essa meta nos próximos três anos, ou até mesmo antes desse prazo”, avaliou.
Atendimento Humanizado, satisfação de pacientes e familiares
Por trás de todos esses números apresentados dos procedimentos realizados no HRCC, existem pacientes, pessoas queridas por seus amigos e família, que retribuem os cuidados recebidos na unidade hospitalar, em forma de agradecimento às equipes e aos profissionais do hospital, por meio de registros no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Confira alguns depoimentos de paciente e familiares.
Adriana Torres, filha de uma paciente.
“Quero externar a nossa gratidão pelos cuidados, atenção e respeito que nós recebemos durante nossa estadia. Parabenizo o setor de limpeza, que têm pessoas eficientes e dedicadas. Meu muito obrigado. Aos maqueiros pelo cuidado e agilidade ao conduzir minha mãe para fazer exames.
Agradeço às copeiras ela organização e higienização ao servir os alimentos, a nutricionista pelo carinho e cordialidade. Também, a Maria Perpétua por nos recepcionar no refeitório com muita gentileza. A todos que com quem monta os alimentos no refeitório para todos nós, acompanhantes.”
Carliones Santos, paciente.
“Quando cheguei aqui fui surpreendido, não só com as instalações, como também com toda a equipe, desde a moça da higienização até o cirurgião, todos foram de uma gentileza sem comparação.
Deixo aqui registrados os meus agradecimentos aosmédicos, às enfermeiras que cuidaram mais tempo de mim e que a todo momento estavam ao meu lado verificando se tudo estava bem. Fiquei muito feliz saber de um local com atendimento gratuito, pelo SUS, bem acolhedor.”
Sônia Reis, esposa de um paciente.
“Eu nesse relato agradeço, primeiramente ao nosso gracioso Deus e a essa equipe maravilhosa desse hospital Costa do Cacau. Que Deus continue abençoando todos vocês, aos funcionários, pessoal da limpeza, da cozinha, os enfermeiros, fisioterapeutas, os médicos, em especial a esse médico super-humano, Dr. Décio. Pois, na minha vida e do meu esposo que fez cirurgia, vocês vão ficar eternamente em nossos corações.
Que Deus abençoe ricamente a vida de cada uma de vocês e dos seus familiares.”
Deixe seu comentário para HOSPITAL COSTA DO CACAU REALIZOU MAIS DE 600 MIL PROCEDIMENTOS EM MENOS DE CINCO ANOS