ILHÉUS VAI SEDIAR ENCONTRO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA BAHIA
Evento vai acontecer nos dias 25 e 26 de setembro, no Centro de Convenções da cidade
Ilhéus vai sediar a 4ª etapa territorial do Encontro das Escolas Estaduais da Bahia. O Superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do estado da Bahia, Ezequiel Westphal, participou nesta sexta-feira (20), do programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, e falou sobre o evento, que vai acontecer nos dias 25 e 26 de setembro, das 8h às 18h, no Centro de Convenções da cidade. *É um encontro fantástico porque vem a reunir o que há de melhor na iniciação científica e na área de tecnologias, em todo o estado da Bahia, na rede estadual. As nossas mais de 1100 escolas se mobilizaram com vários encontros territoriais e em Ilhéus nós temos a etapa territorial que não é somente do litoral sul. Também vem estudantes de Eunápolis e de outros territórios das adjacências. São mais de 130 projetos, mais de 600 estudantes e professores e estamos aguardando entre 1500 a 2000 estudantes de Ilhéus e do entorno que devem fazer a visita na feira, nesses dois dias. Além da comunidade", declarou.
O Superintendente destacou que os temas serão trabalhados com base nas áreas da educação disponíveis no estado. "Nesse encontro, nós vamos reunir todas as nossas escolas de educação do campo, indígenas, jovens e adultos, tempo integral, educação profissional, entre outras. Então, os alunos do ensino médio envolvem muitos trabalhos na área de linguagem, matemática, física, química, biologia e etc. E os alunos da educação profissional, além dessas áreas, envolvem de acordo com o curso deles. Então a gente pode ter trabalho dentro da área de enfermagem, química e administração. Temos aí a fábrica do chocolate, que também vai expor. Os trabalhos são das áreas de conhecimento do ensino médio e também de todas as áreas de profissões que a gente dispõe nos territórios no estado da Bahia", explicou.
Entre os temas das mesas redondas, estão:
1) A demarcação dos saberes tradicionais na iniciação científica: experiências na rede de ensino do estado da Bahia
2) Ciência nas escolas: inovação tecnológica, propriedade intelectual e mundo do trabalho
3) Espaço de diálogo: A iniciação científica em pauta:
4) Sustentabilidade do Sertão: Carnaúba e Buriti como guardiãs do desenvolvimento socioeconômico
5) Produção de derivados da mandioca para comercialização - comunidade de Caraíbas, Igaporã - Bahia
6) Produção agroecológica, integrada e sustentável - PAIS - agroecologia, recuperação e produção econômica da comunidade de Roda Velha.
O encontro vai promover também um momento de integração entre os estudantes. "Não é somente uma oportunidade de mostrar os trabalhos, que é muito significativo. É um momento também de fazer amizade. De meninos e meninas, pela primeira vez, saírem de suas cidades, terem a oportunidade de ficarem hospedados em um hotel, terem uma dimensão de rede, conhecerem o trabalho de outras escolas, aprenderem. Vai ter atividades culturais, artísticas, exposição de trabalho e palestras", disse o Superintendente.
O encontro vai receber trabalhos de estudantes das cidades de Ilhéus, Itabuna, Arataca, Gandu, Ipiau, Una, Canavieiras, Itacaré, Conceição do Almeida, Ibirapitanga, Sapeaçu, Saubara
Cruz da Almas, Vale do Jiquiriçá- Amargosa, Nazaré, Maragogipe, Santo Antonio de Jesus.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para ILHÉUS VAI SEDIAR ENCONTRO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA BAHIA