“ILHÉUS ESTÁ PREPARADA PARA ATENDER PACIENTES COM COVID-19”, AFIRMA COORDENADOR.
“Nosso trabalho foi feito observando a experiência de outros países. Ilhéus montou um centro de triagem por telefone, para as síndromes gripais, diante dos protocolos da Organização Mundial de Saúde”, explicou o cardiologista.
Para falar da estrutura que o município de Ilhéus tem para atender pessoas contaminadas com Covid -19, o médico André Cezário, coordenador do Comitê Operacional de Emergência da Secretaria de Saúde, instituído pela prefeitura, participou do Programa O Tabuleiro, Ilhéus FM nesta sexta-feira (13). “Nosso trabalho foi feito observando a experiência de outros países. Ilhéus montou um centro de triagem por telefone, para as síndromes gripais, diante dos protocolos da Organização Mundial de Saúde”, explicou o cardiologista.
Ele esclareceu que os sintomas do coronavírus são bem semelhantes à de uma gripe. “Para fazer exames laboratoriais também é necessário que o paciente esteja enquadrado no protocolo. Se houver necessidade, fazemos a coleta”, disse acrescentando que todos os pacientes que estão em isolamento e com sintomas são monitorados diariamente pela equipe.
O médico explica que o agravamento e a necessidade de consulta e acompanhamento de equipe médica e de aparelhos se dá quando o paciente sente falta de ar.
“Antes de ter necessidade de UTI, o município já havia pactuado leitos com o Hospital de Ilhéus. Montamos uma estrutura com mais 10 leitos no Centro de Convenções, pois é um ambiente amplo e ventilado”, pontuou. André também informou que uma ala do Hospital Regional Costa do Cacau está sendo adequada para pacientes graves de Covi-19 na região. Serão 30 leitos de UTI para toda a região.
O médico aproveitou a oportunidade e alertou a população sobre o comportamento do vírus, “A diferença para outras doenças é a transmissão. É muito rápido, muito fácil”, afirmou. A maioria das pessoas desenvolvem sintomas brandos ou não desenvolvem a doença e por isso a necessidade de todos tomarem as medidas de prevenção. “A gente não sabe como o vírus pode se comportar em cada pessoa”.
Questionado sobre o tratamento com o uso da hidroxicloroquina , Cezário disse que o município não está fazendo o uso devido ao risco. “ O medicamento pode levar a arritmia. Analisamos na medicina sempre risco e benefício”. Clique e ouça na integra a entrevista.
Resposta de Paulo
Uma pergunta: A Cloroquina só faz mal ao paciente infectado com o Covid-19? Esse medicamento sempre foi usado para tratamento de Febre Amarela, naqueles pacientes não há risco de efeitos colaterais, tipo arritmia?? Meio estranho isso....
★ ★ ★ ★ ★ Em 22-04-2020 às 18-31h 5Resposta de Jailda
Parabéns, Dr André Cezário, pela competência e profissionalismo e tanto amor que cuida dos seus pacientes! Agradecemos ao Senhor, ao Prefeito Mário Alexandre e ao Secrtario Magela, por tanto empenho e dedicação!O povo é que precisa agora fazer a sua p
★ ★ ★ ★ ★ Em 20-04-2020 às 17-18h 5Resposta de Jussara
Cuidado com a inveja viu CORONA. Inveja faz mal pro coração e se precisar tomara que tenha a sorte de ser atendida por esse médico aí!
★ ★ ★ ★ ★ Em 20-04-2020 às 17-18h 5Resposta de Corona
Esse médico só entende de botar chifres na mulher... a mulher filmou ele de Boa com uma pré candidata a vereadora....
★ ★ ★ ★ ★ Em 18-04-2020 às 22-28h 5Resposta de Maria Edjalma
Para Ilhéus está preparada pra enfrentar esse vírus temos que ficar em casa fazermos higienização dos ambientes e do nosso corpo.
★ ★ ★ ★ ★ Em 18-04-2020 às 02-44h 5