ILHÉUS: LAVAGEM DAS ESCADARIAS DA CATEDRAL DE SAO SEBASTIÃO NÃO DEVE ACONTECER EM 2023
Até a presente data o Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores em Estiva não procurou a Prefeitura para discutir as ações referentes à festa.
Idealizada pelos estivadores, a Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião representa uma das manifestações populares de Ilhéus. A festa é realizada desde a primeira metade do século XX, sendo marcada pelo sincretismo religioso, emoção e homenagens ao mártir e padroeiro da categoria.
Suspenso desde 2021 devido à pandemia, o festejo popular também não deve acontecer em 2023. Conforme a Secretaria Especial de Cultura (Secult), até a presente data o Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores em Estiva não procurou a Prefeitura para discutir as ações referentes à festa. A Lavagem antecede o dia de São Sebastião, celebrado em 20 de janeiro.
O cortejo sai da Avenida Dois de Julho sentido a Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral). Estrelas do evento, as baianas desfilam caracterizadas, carregando jarros com água de cheiro e as vassouras para o ritual da lavagem. Além de integrar o calendário turístico, o evento traz fortes marcas da cultura local.
Resposta de Pai anailton de sambaituba
A estiva deveria entregar essa festa a prefeitura já que eles não tem mas condições de fazer e arcar com a festa de grandes proporções como estar
★ ★ ★ ★ ★ Em 12-01-2023 às 07-29h 5