IMPASSE NO COMÉRCIO DE ILHÉUS
Sindicatos definem horários diferentes para funcionamento do comércio em Ilhéus
No dia 31 de janeiro, o programa O Tabuleiro divulgou uma nota do O Sindicado do Comércio Varejista de Ilhéus, o Sicomércio, que informava os horários do comércio durante o Carnaval 2024. Segundo a entidade, na segunda-feira, dia 12 de fevereiro, por não ser feriado, fica a critério de cada empresa funcionar ou não, e em caso de não funcionamento da empresa neste dia, o comerciário deverá compensar as horas não trabalhadas, de acordo com o parágrafo terceiro da cláusula 30 da Convenção Coletiva 2023/2024. Já na terça-feira (13/02), de carnaval, não haverá expediente.
A nota trazia ainda a informação de que o Sindicato dos Empregados no comércio dos municípios de Ilhéus, Itacaré, Ubaitaba, Una e Uruçuca, mais conhecido como Sindicato dos comerciários, estaria tentando fazer acordos com entidade sindical desconhecida do sindicato local, e que a entidade não conhecia as necessidades econômicas do comércio de Ilhéus. O Sicomércio finalizou a nota ressaltando que a categoria em Ilhéus está representada por eles, que têm cadastro no Ministério do Trabalho e Emprego para o exercício de representação de todos os ramos do comércio varejista, e que vem negociando há mais de 30 anos com o sindicato laboral local.
No dia primeiro de fevereiro, O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), através do seu presidente, Paulo Motta, contestou a nota publicada pelo Sindicado do Comércio Varejista de Ilhéus, o Sicomercio. O Sindilojas afirma que conhece e reconhece as necessidades econômicas dos municipio de Ilhéus, Itacaré, Ubaitaba, Una e Uruçuca, as quais o Sindilojas representa na região, e que inclusive nomeou o delegado distrital em Ilhéus, o lojista Sérgio Nascimento, para tratar dos interesses da categoria local. O Sindilojas disse ainda que o acordo fechado com o sindicato laboral é legal. Nesse acordo, ficou definido que o comérico não vai ter expediente na segunda, dia 12, além da tarde, dia 13 de fevereiro.
Resposta de Sindicato dos comerciarios de Ilhéus
O Sindicato dos comerciários tem a responsabilidade de garantir os direitos dos trabalhadores no comércio de Ilhéus e não negocia com sindicato forasteiro como tem sido dito pelo Sindicato do comércio de Ilhéus, temos provas documental que o SINDILOJAS Bahia é o representante legal patronal que representa as empresas do comércio de Ilhéus, Itacaré, Ubaitaba,Una e Uruçuca
★ ★ ★ ★ ★ Em 06-02-2024 às 03-08h 5