JOJÓ DE OLIVENÇA, LENDA DO SURF, FALA SOBRE SUA HISTÓRIA E PROJETO ONDAS

“O projeto promove uma série de aprendizados nos âmbitos físicos, intelectuais, sociais, emocionais e culturais, buscando ampliar caminhos para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade”, salientou.
Uma das maiores lendas do surf nacional , Jocélio de Jesus, o Jojó de Olivença, esteve nos estúdios da Ilhéu s FM nesta segunda-feira e contou um pouco da sua carreira muito bem sucedido, durante entrevista ao programa O Tabuleiro Para quem não se lembra, o ex-atleta representou o Brasil em competições internacionais. Natural de Ipiaú, Jojó começou a entrar na água, quando sua família entrou em Olivença, para pescar. “Sempre chegava um turista e eu colava na galera para esperar uma oportunidade”, disse. “Até que um grupo de cariocas passando para por Olivença, fizeram uma vaquinha e compraram uma prancha”, contou.
Em 1985, Jojó contou que ficou no quinto lugar no primeiro campeonato que participou e no ano seguinte foi campeão Devido aos patrocínios e sua ascensão em 1989 , Jojó foi morar no Guarujá, em São Paulo , local onde casou, teve seus filhos e montou uma escola de surf pois queria descansar da rotina de competições. A escola de surf deu certo e Jojó ficou com vontade de ajudar as crianças carentes que assistiam ao surf e não tinha condições. “ Eu me via naquelas crianças”, comentou. Daí surgiu o Projeto Ondas, que trabalha com formação integral de crianças em estado de vulnerabilidade, usando o surf como ferramenta para o aprendizado e inclusão social. Além da prática do espero, o projeto conta com multiletramento alfabético e digital, educação ambiental, ensinamento de valores cívico e moral, e apoio às famílias.
“O projeto promove uma série de aprendizados nos âmbitos físicos, intelectuais, sociais, emocionais e culturais, buscando ampliar caminhos para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade”, salientou.
Atualmente o projeto atende cerca de 70 crianças e adolescentes, mas mais de 500 já passaram pelas mãos da equipe. Muitas delas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregados ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem. Indiretamente, o projeto impacta mais de 300 pessoas, já que as famílias também recebem assistência.
“Venho me dedicado nos últimos três anos para expansão do Projeto. Estamos para replicar o projeto Ondas aqui em Olivença com Instituto Marola. Trazer nossa metolodologia para a minha cidade". Clique e ouça na íntegra a entrevista com Jojó.
Deixe seu comentário para JOJÓ DE OLIVENÇA, LENDA DO SURF, FALA SOBRE SUA HISTÓRIA E PROJETO ONDAS