Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

JUSTIÇA BLOQUEIA MAIS RECURSOS DA PREFEITURA DE ILHÉUS, DESSA VEZ DE RPVS

JUSTIÇA BLOQUEIA MAIS RECURSOS DA PREFEITURA DE ILHÉUS, DESSA VEZ DE RPVS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 22/01/2025 11h36
★ ★ ★ ★ ★
11

Bloqueios frequentes comprometem administração e preocupam servidores e fornecedores

No último dia 20 de janeiro, o Tribunal de Justiça da Bahia realizou novos bloqueios nas contas da Prefeitura de Ilhéus, desta vez referentes às Requisições de Pagamento de Valores (RPVs), que são débitos judiciais de menor valor. O tema foi debatido nesta quarta-feira, 22 de janeiro, pelo comunicador Vila Nova, no programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, destacando o impacto desses bloqueios na gestão municipal.

Vila Nova abordou a gravidade da situação: “Mais um bloqueio nas contas da Prefeitura Municipal de Ilhéus. Mas um não, mais vários bloqueios. [...] Você precisa identificar do seu grupo político, o grupo que está no patamar superior, que tenha relações com os tribunais, porque tem a sua procuradoria jurídica, o seu procurador Doutor Michel, que é um homem muito sábio, competente, precisa resolver isso imediatamente com você. Fazer o papel jurídico e você vai fazer o papel da política. [...] Amigo, isso precisa ser imediatamente resolvido, isso precisa ser imediatamente corrigido. Esse dreno você precisa fechar, porque se não você não vai conseguir administrar.”

O comunicador destacou que os bloqueios dificultam a execução de ações planejadas pela prefeitura e podem comprometer serviços essenciais, como o pagamento de servidores: “Você não consegue administrar uma prefeitura do tamanho de Ilhéus, com a complexidade que a cidade tem, sem dinheiro. Se continuar do jeito que tá, vai chegar no dia de fazer o pagamento de salário e pode faltar dinheiro para fazer pagamento de salário.”

Esses bloqueios de RPVs são uma continuação dos problemas financeiros já enfrentados pela gestão atual. Em 10 de janeiro, quase 3 milhões de reais foram bloqueados das contas da prefeitura para quitar precatórios — dívidas judiciais de maior valor acumuladas pela administração anterior, conforme detalhou o procurador-geral Michel Mendonça em entrevista ao mesmo programa, no último dia 15. Na ocasião,Michel relatou que já havia ocorrido um bloqueio no dia 20 de dezembro de 2024 e explicou que o bloqueio foi resultado de débitos não quitados nos anos de 2021, 2023 e 2024, o que elevou o passivo do município para aproximadamente 92 milhões de reais.

A situação, conforme nota divulgada pela prefeitura em 11 de janeiro, reflete as dificuldades em equilibrar as contas públicas diante de compromissos financeiros deixados pela gestão anterior. Segundo a nota, a dívida de precatórios ultrapassa os 98 milhões de reais, considerando juros e correções. A administração reforçou que tem buscado soluções junto ao Tribunal de Justiça, com foco em evitar novos bloqueios e minimizar os impactos na prestação de serviços essenciais.

Durante sua participação em O Tabuleiro, Michel Mendonça destacou a importância de um diálogo com o Núcleo de Precatórios do Tribunal de Justiça, mas reconheceu as limitações impostas pelas normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele afirmou que o município apresentou um plano de pagamento e está trabalhando para corrigir cálculos equivocados e revisar valores.

Vila Nova também sugeriu medidas para conter os impactos: “Vamos sentar, vamos conversar, vamos chamar quem é que manda no tribunal. Vamos sentar aqui, vamos ajustar. A partir de hoje não tem bloqueios de precatórios, não tem bloqueios de RPVs. [...] Vamos tentar negociar. Quantos por cento aqui dá pra baixar de sete por cento pra cinco por cento, pra três por cento? Vamos negociar.”

Deixe seu comentário para JUSTIÇA BLOQUEIA MAIS RECURSOS DA PREFEITURA DE ILHÉUS, DESSA VEZ DE RPVS

Resposta de Hirlan Nunes

A verdade é que o ex prefeito já havia sido avisado sobre esse bloqueio, no entanto ele preferiu empurrar com a barriga e jogar isso para a nova gestão. Agora prejudicou a nova gestão.

★ ★ ★ ★ ★ Em 25-01-2025 às 12-58h 5

Resposta de Marta Gomes Bandeira.

Interessante quando trabalhamos honestamente e não recebemos o que ”””de direito ninguém sentiu nem sentou para conversar. A justiça todos sabemos é lenta … o jogo virou ! Os nossos precatórios queremos receber já! pois já sofremos por demais da conta. E quando ao atual prefeito: Sinto muito, mas o Senhor como nosso prefeito precisa entender que administrar essa cidade é extremamente difícil! Que vc busque sabedoria para respeitar a justiça e buscar novos recursos para cumprir seu papel de gestor.

★ ★ ★ ★ ★ Em 24-01-2025 às 09-09h 5

Resposta de Vitória

Uma hora essa corda teria que arrebentar. O que não pode os funcionários trabalharem anos e anos e morrerem sem receber o que é seu por direito. Não há perseguição nenhuma. O que há é justiça ⚖️ para quem está a anos esperando receber o que é seu Se não paga pelo.amor, paga pela dor.

★ ★ ★ ★ ★ Em 24-01-2025 às 00-09h 5

Resposta de Costa

Infelizmente,isso cheira a perseguição ao governo de Vakderico para prejudicá-lo. Importante que ele aja com habilidade essa turma não é graça.

★ ★ ★ ★ ★ Em 23-01-2025 às 20-49h 5

Resposta de José Raimundo Nunes

Que bom a justiça resolveu fazer alguma coisa queria muito ser beneficiado pra poder comprar minha casa própria 33 anos de dedicação e fui jogado pra fora da prefeitura como lixo sem direito a tempo de trabalho... banda de ladrão.

★ ★ ★ ★ ★ Em 23-01-2025 às 19-40h 5

Resposta de José Raimundo Nunes

O tribunal está correto nos que temos precatório dês de 2008 de sofrimento de prefeitos ladrão roubando debaixo do nariz da justiça que nada faz, agora temos que agradecer a Deus pelos bloqueio assim teremos nossos erário destruindo para nossa família e não para satisfazer banquete de ladrão.

★ ★ ★ ★ ★ Em 23-01-2025 às 19-34h 5

Resposta de Maria do Carmo Abreu de Mello

Concordo com Vila Nova ,sentar conversar

★ ★ ★ ★ ★ Em 23-01-2025 às 17-09h 5

Resposta de Carlos Cesar Santos de Souza

Tenho que os bloqueios judiciais para honrar pagamentos de RPVs advêm de processos contra o município que transitaram em Julgado e portanto para cumprir as formalidades legais a justiça nada tem a fazer que senão bloquear para pagar polos ativos dos processos. SOU FAVORÁVEL SIM AOS BLOQUEIOS.

★ ★ ★ ★ ★ Em 23-01-2025 às 15-27h 5

Resposta de Jota carlos

TIAGO ELE ENTROU NUMA FRIA AO SE ALINHAR COM O EX.PREFEITO DONO DO PP QUE DESTROE TODO MUNDO DESTRUIU OS VICE TODOS MENOS DONA ANGEL O RESTANTA ELE DESTRUIU O CARA E MAQUIAVELICO

★ ★ ★ ★ ★ Em 23-01-2025 às 13-21h 5

Resposta de Jota carlos

MAS ESSES BLOQUEIOS NAO E SO DA GESTAO PASSADA NAO TEM OUTRAS GESTAO QUE DIGA DE PASSAGEM FAZ PARTE DO GOVERNO ATUAL NAO GOSTO DE POLITICA POR CAUSA DISSO HOJE QUER SER SANTINHO DENTRO DO GOVERNO ATUAL

★ ★ ★ ★ ★ Em 22-01-2025 às 22-36h 5

Resposta de Tiago melgaço dos Santos

Precatórios que os marginais anteriores não pagarão O filhote do ex prefeito entrou numa roubada ao se aliar ao pivete de Salvador. Governo federal PT, governo estadual PT... Vai dar merda e grande.

★ ★ ★ ★ ★ Em 22-01-2025 às 21-05h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!