JUSTIÇA DEFERE AÇÃO DE ONGS CONTRA MUNICÍPIO DE ITABUNA: "É UMA VITÓRIA DO POVO GRAPIÚNA", DIZ ADVOGADA DO 'PRESERVA ILHÉUS'
Segundo ela, já foi determinado um prazo para que a cidade de Itabuna apresente sua defesa, e caso ache oportuno, chame os demais municípios integrantes da Bacia do Rio Cachoeira que também contribuem para a poluição.
Nesta quinta-feira (15), OTabuleiro recebeu a Advogada, Dra. Silvana Lins, que faz parte do 'Coletivo Preserva Ilhéus'.
Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, Silvana falou sobre a decisão da Justiça em deferir parcialmente a ação civil pública, feita pelo Coletivo contra o município de Itabuna, devido a atitude do Prefeito Augusto Castro, que desobstruiu a ponte da cidade enviando as baronesas para Ilhéus. Relembre aqui.
"O Juíz determinou, na decisão liminar, que consta a ordem para que mesmo por ocasião da desobstrução da ponte de Itabuna, as baronesas que fossem retiradas e todos os detritos não fossem devolvidos ao rio. É uma grande vitória, porque a partir de agora o manejo dessas baronesas quando descerem com as próximas chuvas, não poderá ser feito da forma como vinha sendo feita nos últimos anos".
Silvana destaca que ainda existe uma grande quantidade de baronesas, "é esse excesso que a gente pretende que seja evitado de descer nas praias. Tivemos uma informação ontem com a Defesa Civil de Ilhéus e temos uma previsão média de 102mm de chuvas para este fim de semana, é muita chuva e temos muitas baronesas rio acima. Se não fosse pela decisão liminar, com certeza muitas delas viriam parar nas praias de Ilhéus".
De acordo com a Advogada, a decisão é temporária e de urgência e o município de Itabuna possui um prazo de cinco dias para cumpri-la. Condicionado a isso, também foi estabelecida uma multa arbitrária de R$50 mil , "mas o processo continua, até porque existem outros pedidos e outras medidas que são esperadas".
Segundo ela, já foi determinado um prazo para que a cidade de Itabuna apresente sua defesa, e caso ache oportuno, chame os demais municípios integrantes da Bacia do Rio Cachoeira que também contribuem para a poluição.
Ouça a entrevista completa
Deixe seu comentário para JUSTIÇA DEFERE AÇÃO DE ONGS CONTRA MUNICÍPIO DE ITABUNA: "É UMA VITÓRIA DO POVO GRAPIÚNA", DIZ ADVOGADA DO 'PRESERVA ILHÉUS'