MAIS UMA AÇÃO DO NÚCLEO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EM ILHÉUS
MAIS UMA AÇÃO DO NÚCLEO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EM ILHÉUS
Mais uma ação de vigilância em saúde do trabalhador e prevenção de acidentes de trabalho ocorreu nas instalações do Assaí Atacadista, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT), em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Sul (NRS-Sul). Uma semana antes da inauguração, foram visitados setores estratégicos que mantinham trabalhadores em atividade, além das dependências comuns, como refeitório, instalações sanitárias, bebedouro e escritório.
O supervisor e o técnico de Segurança do Trabalho da empresa acompanharam a visita, conduzindo à equipe às dependências do empreendimento. Na ocasião, forneceu dados importantes sobre as condições de trabalho e segurança dos trabalhadores, assim como as medidas utilizadas para prevenção de riscos ambientais. Segundo o técnico de Segurança do Trabalho, Jefferson Barbosa, o empreendimento contava com 116 trabalhadores próprios e 72 terceirizados na construção.
Dados de ocorrências – De acordo com o Ministério do Trabalho, 23 mil acidentes são registrados por ano na construção civil. O setor é o quinto em ocorrências, apesar de inúmeros esforços de empresas e organizações que buscam mudar esta realidade. No entanto, estes números podem ser bem mais significativos em decorrência da informalidade existente no segmento, o que ocorre com bastante frequência.
Foi publicada norma regulamentadora específica para este tipo de atividade - a NR-18 - que estabelece diretrizes com o objetivo de implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Para reduzir os acidentes no canteiro de obras é muito importante conhecer os riscos e reforçar as medidas de segurança em cada atividade.
Prevenção – Prevenir acidentes de trabalho, cumprir as normas regulamentadoras (NRs) e realizar manutenção preventiva de máquinas e equipamentos são apenas algumas das medidas adotadas para garantir a segurança no canteiro de obras. Além disso, é fundamental levar informação de qualidade ao trabalhador, a fim de que ele se sinta corresponsável pela sua saúde e compartilhe com os outros.
A NUSAT ressalta que as empresas devem assumir a responsabilidade na oferta de EPIs e EPCs, com o objetivo de garantir segurança física e psicossocial aos seus empregados, cabendo a estes, usá-los de forma adequada e zelar pela conservação dos equipamentos. Empregados e empregadores, todos podem e devem colaborar para melhorar as condições e o ambiente do trabalho na construção civil.
Deixe seu comentário para MAIS UMA AÇÃO DO NÚCLEO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EM ILHÉUS