Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

MANO BROWN É DOUTOR HONORIS CAUSA PELA UFSB

MANO BROWN É DOUTOR HONORIS CAUSA PELA UFSB
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 03/11/2023 09h34

O título honorífico significa, para a UFSB, uma parte relevante da celebração dos dez anos da lei de criação da universidade, em um movimento duplo de rever o caminho percorrido e propor novos pontos do trajeto

Em solenidade da sessão especial do Conselho Universitário, realizada no Teatro Municipal Candinha Dórea, em Itabuna, o rapper e figura seminal do hip hop brasileiro, Pedro Paulo Soares Pereira, o Mano Brown, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) nesta quarta-feira (1º). Uma das vozes mais importantes das periferias foi assim homenageada pela academia em face de sua contribuição artística e social ao falar da vivência da juventude negra com a força, a poesia e a astúcia das ruas à frente do grupo Racionais MC’s, desde 1988. O título honorífico significa, para a UFSB, uma parte relevante da celebração dos dez anos da lei de criação da universidade, em um movimento duplo de rever o caminho percorrido e propor novos pontos do trajeto.

A solenidade teve diversos sentidos. Em geral, eventos do tipo são regidos pela ritualidade ordenada e a seriedade do propósito se mostra pela aderência às normas protocolares e contenção das emoções na medida do possível. O carisma de Brown, o entusiasmo do público com a presença do homenageado, os significados da honraria para todos os presentes e a própria essência do rap se encarregaram de temperar a cerimônia com a alegria espontânea, a disposição para se insurgir e denunciar as injustiças, a rapidez precisa na rima, os risos nos rostos, palmas à mancheia. Em diversos momentos o público rompeu a expectativa de silêncio, a exemplo para festejar as falas e especialmente a chegada de Mano Brown ao teatro, a formação da mesa de honra e mesmo o pedido de uma “palhinha” feito da plateia ao homenageado da noite, posteriormente atendido com muita energia.

O Consuni aprovou a proposta da honraria a Mano Brown em 16 de agosto de 2023. A iniciativa foi feita pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e a titulação, proposição da Reitoria. O objetivo foi homenagear a liderança artística de Brown no cenário nacional do hip hop, além de celebrar a importância do gênero musical como forma de expressão da população negra periférica. A aprovação também integra as comemorações dos dez anos de criação da UFSB no Sul da Bahia, em uma programação estendida ao longo de 2023 com diversas atividades que conectam o histórico da construção institucional e perspectivas de futuras contribuições da universidade ao território. A concessão de títulos honoríficos é uma prática comum em universidades e é voltada a reconhecer as contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade, para a pesquisa e em prol do desenvolvimento do país em suas mais diversas áreas, homenageando docentes, pesquisadores, técnicos, discentes, personalidades nacionais e estrangeiras e entidades nacionais.

 

Rito, ritmo, rima

 

O Teatro Candinha Dórea recebeu o público ao som de discotecagem com clássicos do repertório dos Racionais e do hip hop nacional. A solenidade foi precedida por apresentações culturais com rappers regionais: AfroPecado, do Campus Paulo Freire (slam poético); SolHanna, do Campus Sosígenes Costa (rap acústico); Jane Inácio, do Campus Paulo Freire (rap Travestigenere); e Geração Bantu, do Campus Jorge Amado (Rap Brasil Angola). No encerramento, a celebração ao movimento hip hop coube aos coletivos Conexão Rap Baiano, de Itabuna, e a Ocupação Hip Hop, do circuito Ilhéus/ Itacaré/ Uruçuca. Cada performance evocou e provocou sentidos sobre os problemas do território em que a universidade está e no qual atua, e também falou das condições humanas que existem no Sul da Bahia.

Deixe seu comentário para MANO BROWN É DOUTOR HONORIS CAUSA PELA UFSB

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!