MARIAS PRESEPEIRAS ABREM O CARNAVAL CULTURAL DE ILHÉUS NA AV. SOARES LOPES
Pelo segundo ano consecutivo, bloco de mulheres levam empoderamento ao carnaval de Ilhéus
Uma noite de muita alegria e empoderamento feminino. Assim foi a abertura do Carnaval Cultural de Ilhéus, que enfeitou a Avenida Soares Lopes nesta sexta-feira (09), com o bloco Marias Presepeiras. O bloco surgiu em 2023 após a ideia de quatro amigas. Este ano, o homenageado foi o artista plástico Gocá Moreno, que confeccionou os abadás das foliãs.
Mesmo com o tempo chuvoso, as mulheres desfilaram pela avenida e levaram muita alegria a todos que participaram e acompanharam o bloco.
Uma das idealizadoras do Bloco Maria Presepeiras, Luísa Soalheiro, esteve na última quinta-feira (08), no programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM e falou sobre a origem do nome e como surgiu a ideia. "Chega uma hora que a gente não precisa provar mais nada e ser obrigada a nada. Uma mulher presepeira é uma mulher que descobriu que ela não é mais obrigada a nada e que ela tem direito de ser feliz, de se inventar, se reinventar pra ser feliz. Por exemplo, uma mulher que deixa o cabelo ficar branco, e também quer uma saia curta, vai chegar sempre alguém pra dizer que ela é presepeira. 'Olha a saia dela? Com essa idade, cabelo branco e saia curta'. Essa foi nossa ideia, que a gente pudese juntar mulheres que têm vontade de ser feliz, que apesar de tudo, qualquer experiência que esteja vivendo, ela vai dizer assim eu quero ser do meu jeito. Não sou mais obrigada a nada. A ideia surgiu em um momento em que eu estava passando por um problema difícil. Nós somos um grupo de 4 amigas. E eu estava com uma delas e perguntei 'vamos fazer um bloco de carnaval?' e não demorou nem dois minutos pra ela responder que sim. Em seguida, as outras duas amigas toparam na mesma hora", explicou Luiza.
Deixe seu comentário para MARIAS PRESEPEIRAS ABREM O CARNAVAL CULTURAL DE ILHÉUS NA AV. SOARES LOPES