MÁRIO PESSOA E IME TEM ESTILO ARQUITETÔNICO BAUHAUS
MÁRIO PESSOA E IME TEM ESTILO ARQUITETÔNICO BAUHAUS
Com quase 500 anos de existência, Ilhéus não preserva da melhor maneira a história que possui. Sempre em períodos comemorativos uma série de inaugurações acontecem e muitos projetos grandiosos são trazidos à tona, como por exemplo o projeto de um Shopping Center.
Mas com tanto anos , o que Ilhéus mais tem é história e em sua maioria desconhecida pelos próprios ilheenses. A cidade possui monumentos arquitetônicos que vão além das imponentes Catedral de São Sebastião e Igreja Nossa Senhora da Piedade.
Por exemplo, o estádio Mário Pessoa e o Instituto Municipal de Ensino ambos inaugurados em 1939, são projetos do arquiteto judeu Alexander Altberg, que estudou na Bauhaus, uma das mais expressivas instituições de arte do século passado, entre 1925 e 1926 e mudou-se para o Rio de janeiro em 1939.
O estádio do município não está sendo cuidado com a importância que deveria, por carregar parte da história do município, e segundo o prefeito Mário Alexandre não existe recurso municipal para uma reforma do local.
Em entrevista ao programa O Tabuleiro (Ilhéus FM - 105,9) , na semana passada (clique aqui para entender) , ele afirmou que caso um empreendimento como Shopping Center venha para a cidade, os possíveis investidores definiram o espaço do estádio como ideal para a instalação do empreendimento.
*Fundada na cidade de Weimar, em 1919, pelo arquiteto Walter Gropius, a Bauhaus foi uma das mais expressivas instituições de arte do século passado e está completando seu centenário. Como explica o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Nivaldo de Andrade Junior, a escola representou uma ruptura com as ideias tradicionais e antigos modos de vida, propondo uma nova maneira de pensar arte, arquitetura, educação e sociedade. No Estádio Mario Pessoa, em Ilhéus, é fácil perceber o traçado de linha retas, discretas, simples. Oscar Niemeyer é um dos nomes mais ligados ao movimento da escola aqui no Brasil, embora tenha sido mais inspirado por outra vertente do modernismo, criada pelo arquiteto francês Le Corbusier. Mas, seja em Brasília ou em qualquer outra obra do genial Niemeyer, é possível perceber estruturas geométricas elementares e cores neutras que nos remetem ao mundo estético essencial inaugurado pela Bauhaus.
Foto: Arquivo José Mendonça.
Deixe seu comentário para MÁRIO PESSOA E IME TEM ESTILO ARQUITETÔNICO BAUHAUS