Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

MEMBRO DO INSTITUTO GLOBAL BRASIL FALA SOBRE PROJETO VOLTADO À PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ILHÉUS

MEMBRO DO INSTITUTO GLOBAL BRASIL FALA SOBRE PROJETO VOLTADO À PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ILHÉUS
Por: Stefhany Alencar
Dia 29/03/2022 11h54

Em entrevista à OTabuleiro nesta terça-feira (29), Victor Montargil, do Instituto Global Brasil, falou sobre o Projeto idealizado pelo Instituto, com o objetivo de fornecer toda a estrutura necessária para que pessoas com deficiência de locomoção possam t

Em entrevista à OTabuleiro nesta terça-feira (29), Victor Montargil, do Instituto Global Brasil, falou sobre o Projeto idealizado pelo Instituto, com o objetivo de fornecer toda a estrutura necessária para que pessoas com deficiência de locomoção possam ter acesso ao mar nas praias da cidade de Ilhéus.

No bate-papo, comandado pelo Comunicador Vila Nova, Victor diz que para o acesso ser possível, além da estrutura de profissionais, são necessárias "cadeiras anfíbias". Este modelo de cadeira de rodas é desenvolvida com esta finalidade e são feitas em materiais resistentes à água: como o plástico, o alumínio e o aço inox.

O Instituto Global Brasil surgiu a partir da Associação Ilheense de Boyboard, que está há 16 anos atuando na cidade, desenvolvendo projetos relacionados ao meio ambiente e há aproximademente 5 anos, produzindo também atividades direcionadas a pessoas com deficiência, com o Projeto Semente de Cidadania, que oferece atividades de lazer para este público.

Victor diz que conseguiu aprovar um projeto em 2016 no Conselho da Criança e do Adolescente, que foi implantado em Ilhéus, mas que devido a verba digital, foi uma atividade passageira. No entanto, para ele, a ativade foi muito bonita, "a gente viu mães chorando porque seus filhos nunca tinham tido a oportunidade conhecer o mar". 

Segundo ele, o desejo do Instituto é que o Projeto tenha continuidade, e que seja oferecida toda uma rede de infraestutura e de apoio, com fisioterapeutas e educadores físicos, para que as pessoas com deficiência possam participar das atividades e ter acesso ao mar, o que é um direito delas.

Victor aponta que pela primeira vez, a cidade de Ilhéus vai ter uma cadeira no Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, e com isso, espera que se potencialize o incentivo para desenvolvimento de propostas voltadas à este público, "vai dar um fruto legal, vai ser empoderador para estas pessoas e famílias, aqui na cidade existem mais de 6 mil pessoas com deficiência".

Outro projeto muito importante desenvolvido pelo Instituto é o "Núcleo Audiovisual da Pessoa com Deficiência", onde a pessoa liga para o número (73) 99160-6838 e a equipe vai no local para auxiliar das mais diversas formas, como problemas com infraestrutura, dificuldades de locomoção e esclarecimentos sobre benefícios.

Victor finaliza agradecendo aos parceiros e reforçando o pedido que outros setores da sociedade também auxiliem nas atividades do Instituto.

Deixe seu comentário para MEMBRO DO INSTITUTO GLOBAL BRASIL FALA SOBRE PROJETO VOLTADO À PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!