Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

MERCADO DE ARTESANATO DE ILHÉUS É ALVO DE CRÍTICAS POR FALTA DE MANUTENÇÃO

MERCADO DE ARTESANATO DE ILHÉUS É ALVO DE CRÍTICAS POR FALTA DE MANUTENÇÃO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 02/01/2025 19h19
★ ★ ★ ★ ★
4

Reclamações apontam banheiros sujos, destelhamentos e presença de animais como problemas recorrentes no espaço cultural

O Mercado de Artesanato de Ilhéus, fundado em março de 2001, tornou-se alvo de reclamações da população devido à precariedade de sua estrutura e manutenção. Durante o programa de rádio O Tabuleiro, desta quinta-feira, 2 de dezembro, uma ouvinte denunciou a situação lamentável dos banheiros do local, classificando-os como sujos e inadequados. Ela relatou ainda que se sentiu envergonhada ao levar amigos turistas ao mercado, que é uma referência histórica e cultural da cidade.

O comunicador Vila Nova, que comanda o programa, destacou que ações de manutenção devem partir dos próprios comerciantes do mercado. Segundo ele, a organização de um esforço coletivo para contratar uma empresa que cuide do espaço seria uma solução viável. "É preciso que os comerciantes se mobilizem para garantir que o local ofereça condições adequadas tanto para os turistas quanto para os próprios trabalhadores", afirmou.

Outro ponto levantado durante o programa foi a presença constante de animais, como gatos, que acabam comprometendo a estrutura do mercado. Comerciantes relataram que os felinos sobem nos telhados, causando destelhamentos e, consequentemente, vazamentos nos quiosques. Isso tem gerado prejuízo, com mercadorias sendo danificadas pela água da chuva.

A situação do mercado de artesanato, um espaço que deveria ser um cartão-postal de Ilhéus, reflete a necessidade urgente de medidas para reverter os problemas de infraestrutura e proporcionar um ambiente mais digno para trabalhadores e visitantes. Como uma cidade turística, Ilhéus depende diretamente de locais como o mercado para atrair e agradar turistas, sendo fundamental preservar esses espaços para fortalecer a economia local e a imagem do município.

 

Deixe seu comentário para MERCADO DE ARTESANATO DE ILHÉUS É ALVO DE CRÍTICAS POR FALTA DE MANUTENÇÃO

Resposta de Augusto César Fonseca Lima

Este é mais um dentre os vários itens que refletem o descaso e a incompetência da administração municipal. Parece até que eles, os administradores, e suas famílias, não vivem na cidade ou obtém seus rendimentos através dos impostos e empregos gerados pelo turismo. Continua sendo lastimável a situação de degradação municipal, pois entra ano e sai ano e é a mesma coisa. Incompetência é a palavra que mais caracteriza as atividades das instituições municipais.

★ ★ ★ ★ ★ Em 03-01-2025 às 16-22h 5

Resposta de Allan Phillipe da Silva Nunes

Me chamo Allan tenho loja no Mercado de Artesano desde a fundação, estou como presidente da associação, e quero um direito a resposta a essa matéria! Estou como presidente do mercado de artesanato a quase 3 anos, e nossa diretoria e associação passamos por muitos desafios, assume a gestão logo após à pandemia do COVID, confesso que foi muito difícil pois fomos um dos últimos segmentos a retornar o funcionamento, mesmo assim vencemos muitos desafios, somos uma comunidade unida que sempre lutamos pela melhoria da estrutura física do Mercado, referente as telhas, são 24 anos de chuva e sol, infelizmente não temos recursos pra fazer as trocas de todas as telhas, mas há manutenção sim, temos um funcionário de serviços gerais que é sempre solícito, o que acontece vê as vezes é de uma telha se afastar, mas sempre que vemos pedimos ao mesmo pra colocar no lugar, referente aos gatos, o crescimento desordenado desses animais no centro de Ilhéus é uma questão que foge do nosso controle, a zoonose que deveria tomar uma providência, haja vista que não é um problema somente aqui no Mercado de artesanato. Referente aos banheiros, somos o único banheiro acessível a população no centro de Ilhéus, só pra ter uma noção, o banheiro do SAC é trancado e eles negam o acesso da população e mandam pro nosso, não existe banheiro público no centro de ilhéus, nós somos o único que ainda funciona de portas abertas, temos uma despesa com limpeza muito alta, as pessoas usam e muitas vezes levam as tampas dos vasos, quebram as descargas, quebram as torneiras e toda essa despesa é nossa, o funcionário de serviços gerais se esforça pra manter o banheiro limpo, a única solução seria fechar o banheiro e deixar de uso exclusivo para clientes em consumo, não creio que seja a melhor solução no momento mas a única que poderíamos fazer pra manter um banheiro limpo é de excelência de forma gratuita! Desde já agradeço a atenção.

★ ★ ★ ★ ★ Em 03-01-2025 às 15-16h 5

Resposta de Luisa Martins

O tabuleiro antes de publica uma matéria deve averigua em loco o que foi explanado para conferir a veracidade dos fatos. Dando uma explicação ao fato informado passo informar: Os banheiro por vezes acontece de estarem sujos mas isso deve se ao fato de pessoas mal educadas fazer uso do mesmo e não dão descarga e por vezes fazem o xixi no chão, porem passamos a informa que existe um funcionário para limpeza dos mesmos e assim que e informado que algum banheiro esta improprio imediatamente procede a sua limpeza, e quanto aos felinos dizer que as lojas tem problema por eles andarem no telhado não procede pois todos os box tem o tento de laje, vale ressalta que a cidade de Ilheus esta cheia de animais pela rua, lembrado também que o centro de Ilheus não tem nenhum banheiro publico assim o mercado de artesanato atende os 80 lojistas e funcionário, aos turistas e a população de Ilheus que vem para o centro. E esporadicamente quando a algum problema nos banheiro do SAC ainda atende a população do SAC. Seria bom uma retratação dessa material publicamente em defesa do mercado de artesanato de Ilheus.

★ ★ ★ ★ ★ Em 03-01-2025 às 14-18h 5

Resposta de Raimundo Teófilo Silva e Silva

O comunicador Vila Nova, que comanda o programa, destacou que ações de manutenção devem partir dos próprios comerciantes do mercado. A solução está dada!

★ ★ ★ ★ ★ Em 03-01-2025 às 09-51h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!