Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

MINISTÉRIO PÚBLICO DESISTE DE OBRA NA AVENIDA SOARES LOPES EM ILHÉUS

MINISTÉRIO PÚBLICO DESISTE DE OBRA NA AVENIDA SOARES LOPES EM ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 03/04/2025 07h15

Decisão foi tomada após mobilização de entidades e representação da sociedade civil

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) anunciou que desistiu de construir sua sede na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. A decisão foi comunicada na noite desta quarta-feira (2), durante o evento de instalação da Procuradoria Geral Itinerante, realizado na FTC de Itabuna. Representantes do Coletivo Preserva Ilhéus estiveram no evento e apresentaram argumentos técnicos e jurídicos que inviabilizavam a obra na orla da cidade.

Entre os membros da comitiva estavam José Nazal, doutor Honoris Causa e fotógrafo conceituado, Socorro Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus, e a advogada voluntária do Coletivo, Dra. Jurema Cintra. Eles foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Dr. Pedro Maia Souza Marques, que confirmou que, após ouvir os promotores da cidade, a instituição optou por não levar adiante a construção na área.

Segundo Dr. Pedro Maia, a placa instalada na Avenida Soares Lopes foi apenas um ato simbólico, pois a construção da sede do MP ainda não contava com projeto arquitetônico nem previsão orçamentária. Com a decisão de cancelamento, a placa será removida.

A instalação da placa do MP-BA gerou forte repercussão na comunidade ilheense. O assunto foi debatido no programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, e provocou manifestações de ouvintes contrários à construção na área. Especialistas em urbanismo e meio ambiente apontaram que a orla de Ilhéus é uma região de preservação e que não possui diretrizes urbanísticas que permitam a implantação de equipamentos desse porte.

A mobilização da sociedade e de entidades foi fundamental para pressionar o Ministério Público a reconsiderar sua intenção. Agora, o foco das organizações é garantir que a área seja preservada e utilizada exclusivamente para lazer, cultura e conservação ambiental.

"Que a atitude do MP-BA sirva de exemplo para outros órgãos e empreendimentos que queiram desviar a finalidade da Avenida Soares Lopes", declarou o Coletivo Preserva Ilhéus em nota oficial.

Deixe seu comentário para MINISTÉRIO PÚBLICO DESISTE DE OBRA NA AVENIDA SOARES LOPES EM ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!