Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

MOTORISTA DE APLICATIVO FALA SOBRE ROTINA DE TRABALHO EM ILHÉUS, "A REALIDADE É BEM COMPLEXA"

MOTORISTA DE APLICATIVO FALA SOBRE ROTINA DE TRABALHO EM ILHÉUS, "A REALIDADE É BEM COMPLEXA"
Por: Stefhany Alencar
Dia 18/11/2022 10h58

Na entrevista, Kélmane falou sobre sua rotina exercendo a ocupação. Além disso, trouxe curiosidades e dicas para outros motoristas e usuários do serviço.

Nesta sexta-feira (18), OTabuleiro bateu um papo com Kélmane Arbage, Motorista de Aplicativo em Ilhéus. Na entrevista, ele falou sobre sua rotina exercendo a ocupação. Além disso, trouxe curiosidades e dicas para outros motoristas e usuários do serviço. 

Kélmane trabalha como motorista de aplicativo desde dezembro de 2021, anteriormente ele era proprietário de uma loja no comércio de Ilhéus. De acordo com ele, o motivo da mudança de ocupação seria a instabilidade econômica ocasionada pela pandemia da Covid 19, "o comércio ainda está se recuperando da pandemia. Com meu carro próprio, eu optei por utilizar o aplicativo. Além de ser um negócio próprio, ele me permitiu uma flexibilidade de horários".

O motorista afirma que trabalha apenas com um aplicativo de mobilidade, o 99. Ele diz que em Ilhéus, este aplicativo possui a maior demanda e consequentemente o maior número de usuários. 

Kélmane atenta para a necessidade da educação financeira na profissão, "a realidade de um motorista de aplicativo é bem complexa [...] Quando você tem um ganho financeiro diário, você precisa ter uma educação financeira muito rígida. Não é só dirigir, você tem a manutenção do carro, precisa ter um plano de celular que seja legal, tem que ter a questão da manutenção de pneu e também os gastos com combustível". Em relação ao combustível, ele diz que utiliza o Gás Natural pois é mais econômico. 

Entre as situações inusitadas que já passou, o motorista conta que já recebeu pedidos para transportar uma máquina de lavar e alguns sacos de argamassa. Ele reforça que os aplicativos são "mais seguros para os passageiros, do que para os motoristas", uma vez que os motoristas lidam com uma grande quantidade de pessoas diferentes diariamente. 

Kélmane afirma que não pensa em voltar para sua antiga ocupação, "o aplicativo me proporciona uma maior liberdade. Eu não tinha essa liberdade quando trabalhava no comércio".

Segundo ele, os preços das corridas variam de acordo com as localidades e com os horários das solicitações. Além disso, em Ilhéus, algumas localidades de risco são identificadas para os motoristas e o aplicativo realiza a monitoração do trecho. 

Confira a entrevista na íntegra 

 

Deixe seu comentário para MOTORISTA DE APLICATIVO FALA SOBRE ROTINA DE TRABALHO EM ILHÉUS, "A REALIDADE É BEM COMPLEXA"

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!