MOVIMENTO REALIZA MANIFESTAÇÃO CONTRA O PORTO DIA 27
MOVIMENTO REALIZA MANIFESTAÇÃO CONTRA O PORTO DIA 27
Na próxima terça-feira, dia 27, o Movimento Sul da Bahia Viva, constituído de cidadãos a favor de um desenvolvimento sustentável e contra a implementação do Porto Sul na região, vai realizar uma manifestação em Ilhéus, de 13h às 17h, em frente ao Fórum de Ilhéus.
Neste mesmo dia, o governo da Bahia e a BAMIN (Bahia Mineração) estão convocados para uma audiência de justificação no Fórum, pois a justiça deferiu uma liminar que suspende a construção do Porto, uma vez que famílias que vivem na poligonal foram expropriadas, sem receberem nenhuma indenização.
O objetivo do Movimento é questionar esse projeto e defender uma economia justa, que respeite a dignidade de todos, que preserve a natureza, e que garanta a qualidade de vida das gerações futuras.
Licença ambiental comprada
De acordo com o Movimento, existem muitos indícios de que a licença ambiental foi concedida pelo IBAMA de forma fraudulenta. O Movimento argumenta que a BAMIN nasceu em 2010 de um empreendimento conjunto entre Zamin Ferrous (mineradora do Indiano Pramod Agarwal) e ERG. A Zamin Ferrous acabou vendendo suas ações para a ERG, em 4 parcelas de 220 milhões de dólares. A última parcela seria paga pela ERG na condição de obter a licença ambiental para a construção do porto - essencial para a viabilização do projeto de mineração - na data limite de 19 de setembro de 2014. No final desse mesmo dia foi obtida a licença.
Segundo o Movimento, A própria ERG, atual acionista da BAMIN, contra-atacou a Zamin Ferrous, na Alta Corte Inglesa, de que muito provavelmente houve pagamento de propina na obtenção da licença. O resultado do acordo que conclui o conflito ficou confidencial e a ERG segue no projeto.
Deixe seu comentário para MOVIMENTO REALIZA MANIFESTAÇÃO CONTRA O PORTO DIA 27