NOVA COMPOSIÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES EM ILHÉUS PODE SOFRER MUDANÇAS DEVIDO FALTA DE MULHERES COMO CANDIDATAS
Erros de dois partidos políticos no município podem resultar na saída de até 4 vereadores eleitos para 2025
As eleições municipais foram decididas no último dia 6 de outubro no Brasil. Mas, em Ilhéus, uma reviravolta pode alterar a nova composição da Câmara, que definiu 21 vereadores. Durante o programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, o comunicador Vila Nova trouxe informações nesta segunda-feira (14), sobre erros de dois partidos políticos no município, que podem resultar na saída de até 4 vereadores eleitos para 2025.
O Partido da Mulher Brasileira (PMB), lançou em sua chapa duas mulheres como candidatas. Porém, no meio do processo eleitoral, uma delas renunciou e apresentou oficialmente seu pedido de desistência. Como é obrigatório preencher a cota de mulheres, o partido apresentou uma outra mulher para substituição. A questão foi que a Justiça Eleitoral impugnou a candidatura dessa nova candidata apresentada pelo partido, porque não cumpriu os quesitos legais. Por esse motivo, o partido não acatou o número de cotas exigido pela Justiça Eleitoral. "Tinha condições de resolver colocando outra mulher ou tirando dois homens da chapa. Esses dois homens não foram retirados e a campanha continuou. A totalidade dos votos do PMB chegou a cinco mil e pouco, o suficiente para fazer uma vaga", explicou Vila Nova. A vaga foi preenchida por Neto da Saúde, candidato mais votado do partido. Agora, sua eleição está ameaçada visto que o partido não conseguiu preencher a cota de mulheres, e os votos obtidos pelo PMB podem ser anulados. Se isso for confirmado, a vaga do partido deixa de existir e um novo cálculo é feito para saber quem vai ocupar a cadeira. Analisando os números, é possível que a vaga seja preenchida por um candidato da Federação Brasil da Esperança, o vereador Claúdio Magalhães do PCdoB. Vila Nova explicou também que, como pode haver um novo cálculo, a mudança pode atingir também o PSD, que fez 4 vereadores. Nesse recálculo, o partido perderia uma vaga, ocupada por Nerival, que foi o ultimo que entrou na cota. Ainda por causa do novo cálculo, o AVANTE, que já tinha feito uma vaga para Bodão, ganha mais uma que fica para o segundo mais votado do partido, Fabricio Nascimento.
Caso semelhante aconteceu como o Partido Progressistas. Segundo Vila Nova, tem gente interessada em entrar com ação contra o partido. Isso porque Ratinho Menezes foi registrado como mulher nas eleições municipais. O erro foi corrigido, porém o PP não incluiu uma mulher como candidata e portanto, não cumpriu a cota do partido. O primeiro vereador eleito pelo PP foi Horácio do Pão. O segundo mais votado foi César Porto. Se o problema for confirmado, os dois podem cair e o calculo é novamente refeito. Quem pode se beneficiar é o candidato do PL, Thiago Martins, que deve entrar na justiça questionando o erro.
Resposta de PAULO
partidos como o Podemos e o DC em Ilhéus, também tiveram mulheres que nem o próprio voto tiveram, zeraram na urnas. Isso também é um motivo de impugnar os votos do partido. Casos como esse já são pacíficos no TSE, que intende que essas mulheres não participaram efetivamente da eleição, que seus nomes só foram usados para cumprir tabela.
★ ★ ★ ★ ★ Em 08-11-2024 às 19-02h 5Resposta de Álvaro Cezar de Souza Amorim
É uma ganância só, cobra engolindo cobra, Deus é mais, vão estudar monte de interesseiros para ter salários justos e honesto, ninguém olha pela nossa cidade, só para os seus interesses próprios, Deus é mais ????????
★ ★ ★ ★ ★ Em 26-10-2024 às 16-07h 5Resposta de Maria da Penha da Costa e Silva
Cadê os advogados destes partidos ? Mostraram que nada sabem de processo eleitoral Mas, confesso que estou rezando para alguns destes candidatos não possam entrar para melhorar o nível da Câmara Municipal de Ilheus !
★ ★ ★ ★ ★ Em 21-10-2024 às 12-53h 5Resposta de Maria da Penha
Eu fico pasma com os advogados que cada partido deve ter ! Mostraram que nada entendem da engrenagem de um processo eleitoral Tomara que mudem mesmo pra melhorar alguns candidatos que foram eleitos por engano kkkkkk
★ ★ ★ ★ ★ Em 21-10-2024 às 12-46h 5Resposta de Liliane
Que seja feito conforme a lei eleitoral, se os partidos têm que cumprirem a lei não é o TSE que tem que fechar os olhos pra lei, lei é lei e tem que ser cumprida, se existe outro partido com vereador que tem possibilidade de assumir, deve sim ser cumprida. Espero que a lei seja feita corretamente .
★ ★ ★ ★ ★ Em 18-10-2024 às 22-35h 5Resposta de ANTONIO MARCOS SILVA COUTINHO
Se esses casos forem julgados contrário aos partidos que cometeram os erros primários desses, como ficará a questão dos recursos públicos recebidos por esses partidos para a eleição dos parlamentares? Teriam que devolver e por ventura cobrarem aos partidos pelo erro, alguém não teria que pagar por usar o dinheiro? Que no caso foi usado indevidamente.
★ ★ ★ ★ ★ Em 15-10-2024 às 10-25h 5Resposta de Izabela Marcia Silva Santos
Eu queria ver se o salário de vereador fosse 1 SALÁRIO, como o CLT se mata pra sobreviver, se existiria essa briga por essa vaga
★ ★ ★ ★ ★ Em 14-10-2024 às 23-10h 5Resposta de Dione Silva de Magalhães
Concordo em ter mulheres na camara de vereador.
★ ★ ★ ★ ★ Em 14-10-2024 às 17-46h 5Resposta de Leandro
Amigo o PSD e PSDB também não cumpriram a cota por gênero. ????
★ ★ ★ ★ ★ Em 14-10-2024 às 14-34h 5