Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

NOVEMBRO AZUL: PROFESSOR RELATA ETAPAS DA SUA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

NOVEMBRO AZUL: PROFESSOR RELATA ETAPAS DA SUA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA
Por: Stefhany Alencar
Dia 01/11/2023 13h02

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

OTabuleiro recebeu nesta quarta-feira (1), o professor Sérgio David. Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, Sérgio relatou as etapas da sua luta contra o câncer de próstata.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Sérgio tem 59 anos de idade e faz acompanhando desde os 40. Ele tem histórico na família: “A partir de 2018 o PSA começou a subir. Meu médico (Dr. Juliano) indicou que a gente investigasse e detectamos que havia um tumor pequeno, ele considerou a importância de fazer a biópsia e a biópsia deu uma classificação de grau 1. O acompanhamento indicado foi o da vigilância ativa, acompanhar de 3 em 3 meses”.

“O resultado da biópsia causa um impacto na gente. É normal. O médico me tranquilizou e afirmou que este tipo de câncer demora para se desenvolver. Ele deu as opções dos tipos de cirurgia, a robótica é cara e não é coberta pelo plano ainda. Neste meio tempo eu descobri nódulos no rim, mas crendo em Deus eu mantive a calma. Fui para Salvador e realizei a minha cirurgia robótica, o plano cobriu a parte cirúrgica e na circurgia foi retirado 30% do rim esquerdo, correu tudo bem. Eu dei mais urgência ao rim, por conta da importância do órgão”, destaca.

Sérgio realizou a cirurgia da próstata em Salvador e o procedimento foi um sucesso: “Com menos de 4 meses de cirugia eu já consigo ter um controle urinário durante o dia, durante a noite utilizo uma proteção para a segurança. Isso evoluiu com o tempo e o tratamento”.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

O professor destaca a importância da prevenção e da necessidade dos homens procurarem ter um acompanhamento médico com o urologista já a partir da idade indicada.

Estamos no Novembro Azul, que teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

A campanha do INCA e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

Ouça o relato na íntegra

Deixe seu comentário para NOVEMBRO AZUL: PROFESSOR RELATA ETAPAS DA SUA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!