Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

O CASO DAS MARICATAS, POR JOSÉ REZENDE MENDONÇA

O CASO DAS MARICATAS,  POR JOSÉ REZENDE MENDONÇA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 17/07/2020 10h58
★ ★ ★ ★
4

Porque sumiram!? Foram pra onde!?

A pergunta é:

 # Por que estas aves estão migrando da Zona Sul do município de Ilhéus, para pernoitar na área urbana?

 # Por que esta migração que só acontecia há uns cinco anos, no verão e pela primeira vez, está acontecendo no inverno?

 # E antes do final dos anos 90, não acontecia esta migração da zona rural para Zona Urbana, será por que?

 

Eu contemplo a natureza e por assim ser, sou muito observador e pesquiso  in loco, por gostar, dos porquês destas mudanças, complementada com a pesquisa falada, que é a mais correta, para saber de tudo isso.

 O que vemos hoje, são jovens universitários na sua maioria, que se formam via Google, e leitura para referenciar suas teses de MS, ou PhD. Dificilmente vão a campo para este tipo de experiência e outros temas sobre o ecossistema, e suas mudanças na interação com os seres vivos.  Como nasci nesta beira de praia, sei Tim por Tim, dos porquês de tudo isso.

Com isto, a preocupação com estas aves e tantos outros animais, já se teria pelos dados acumulados nestes períodos, já  dariam para amenizar, para que, não se chegasse a este ponto. Não tenho curso universitário nenhum, nem tão pós graduação(MS ou PhD).

Sou apenas um técnico profissionalizante de nível médio em agropecuária. Mas, sempre fui um pesquisador nato e fico triste, quando vejo tantos universitários, sem direção nos finalmente.

 

Por outro lado, admitiindo-se que a prefeitura tenha pelo menos um arquiteto urbanista, tenha ignorado a Lei, e permitiu as supressões  daquelas amendoeiras, sem que haja uma Licença Ambiental. Não acredito nisso, deve ter sido tudo como determina a Lei.

 

Também vale ressaltar que, as amendoeiras não são plantas permitidas há décadas,  para repor qualquer paisagismo, devido uma série de inconvenientes, além de não pertencer ao nosso bioma(Mata Atlântica).

 

Se forem suprimidas deverão ser por Lei substituídas por plantas do nosso ecosissistema.

 Desculpas por este jornal, mas é uma das minhas cachaças da comparação do passado com o presente, e os porquês  destas mudanças ao longo do tempo.

 Recentemente fizemos uma nova observação, sobre aqueles pombos, do Centro da cidade, que com a Pandemia do CORONAVIRUS sumiram.

 

Porque sumiram!? Foram pra onde!?

Como sobreviveram em outro local?!

Por que retornaram meses depois para o Centro da Cidade?!

 

Já tenho todas as respostas, apenas pelo fato de sempre me questionar sobre estas mudanças no dia a dia dos seres vivos.

 

Desconheço que, algum biólogo ou do ramo ambiental, tenham percebido isto, e desenvolvido um estudo ou trabalho qualquer, sobre estes POMBOS.

 

Quero finalmente deixar bem CLARO, não fui, não sou e jamais serei um ambientalista, ecologista o qualquer outro do ramo, de forma RADICAL.

 

Apenas prezo muito, entre a conciliação do Meio Ambiente com o PROGRESSO, tão necessário tambem, para nossa sobrevivência.  E para tanto, não é necessário ser CONTRA, por ser CONTRA, ou viver às custas de certas ONGs, que só vêem praticamente os seus interesses, e não da humanidade.

Deixe seu comentário para O CASO DAS MARICATAS, POR JOSÉ REZENDE MENDONÇA

Resposta de Klaus-Heinrich Müller

Não diz nada! Pq os pombos sumiram? Pq as maritacas ficaram na avenida? Ate tem morafores da Av. Soares Lopes que negam. Estes aves estão onde? Estão morrendo?

Em 19-07-2020 às 06-02h 1

Resposta de Tarley Vieira Da Silva

Como sempre o Sr. JOSÉ RESENDE muito sábio nas palavras e atencioso nas mudanças que afetam de alguma forma positiva ou negativa a vida dos cidadãos de Ilhéus.

★ ★ ★ ★ ★ Em 18-07-2020 às 21-46h 5

Resposta de paulo

Quanta baboseira...

★ ★ ★ ★ ★ Em 18-07-2020 às 11-14h 5

Resposta de Jorge Augusto

3 Maritacas morta mostrando na TV.apareceu mais de 10 defensores..defender crianças e o próprio ser humano. São poucos.

★ ★ ★ ★ ★ Em 17-07-2020 às 17-29h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!