OFTALMOLOGISTA DIZ QUE DIAGNÓSTICO PRECOCE DE RETINOPATIA E UVEÍTE IMPEDE CEGUEIRA
Luciana esteve no programa O Tabuleiro.
A oftalmologista Luciana Lavigne falou da importância do diagnóstico precoce e medidas fundamentais para manutenção da visão durante entrevista no programa O Tabuleiro, Ilhéus FM 105.9. Segundo ela, exames de fundo de olho revelam a probabilidade mesmo que o paciente não apresente sintomas e chamou atenção para a cegueira causada pela Diabetes, que causa problemas sérios na retina, conhecida como retinopatia diabética.
A médica explicou que com o aumento descontrolado da glicemia, os vasos oculares vão se fechando progressivamente, interrompendo o fluxo de oxigênio para as células e ocasionando hemorragias. “ A visão vai ficando embaçada, causando problemas cada vez mais sérios na medida em que a retinopatia piora”, disse.“Tem paciente que caso chegasse antes , eu resolveria”, afirmou ao citar a importância do diagnóstico precoce. Segundo ela, muitas vezes no consultório em um exame para troca de óculos, pacientes descobrem que têm diabetes.
Outro problema de visão que pode causar cegueira citado por Luciana é a uveite, uma camada média do globo ocular (inflamação intra-ocular). A uveíte ocular pode afetar apenas um ou os dois olhos. Quando afeta os dois olhos designamo-la por uveíte bilateral.
A uveíte é uma doença nos olhos que pode ser grave, levando, em situações extremas, à perda permanente da visão (cegueira). Mais uma vez, Luciana disse que diagnóstico e tratamento precoces são, por isso, importantes para evitar complicações graves.
Deixe seu comentário para OFTALMOLOGISTA DIZ QUE DIAGNÓSTICO PRECOCE DE RETINOPATIA E UVEÍTE IMPEDE CEGUEIRA