Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

PARA NAZAL, RETIRADA DE CANDIDATURA DE BENTO NÃO INTERFERIRIA NO RESULTADOS DAS ELEIÇÕES. "VALDERICO FOI MAIS COMPETENTE O DIA DA VOTAÇÃO"

PARA NAZAL, RETIRADA DE CANDIDATURA DE BENTO NÃO INTERFERIRIA NO RESULTADOS DAS ELEIÇÕES. "VALDERICO FOI MAIS COMPETENTE O DIA DA VOTAÇÃO"
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 22/10/2024 11h15

Segundo a pesquisa feita pelo historiador e fotógrafo, se Bento retirasse a candidatura, ficariam 33% dos votos para Adélia e 31% iam para Valderico. O restante seriam votos nulos e indecisos.

O historiador e fotógrafo, José Nazal Pacheco, considerou as eleições municipais em Ilhéus de 2024 atípica do ponto de vista político. Há 48 anos fazendo análise das eleições de uma forma geral, Nazal destacou que a indefinição ocorrida esse ano não acontece há muitos anos em Ilhéus. O historiador destacou que essa foi a eleição em que ele mais participou das pesquisas eleitorais de consumo interno, e que ele e outros especialistas não conseguiam enxergar uma definição que desse uma segurança absoluta de quem poderia ganhar a prefeitura municipal. "Jabes esteve na frente como pré-candidato. Depois que ele retirou a candidatura, os dois maiores que cresceram foi Valderico e Adélia. Quem mais cresceu foi Valderico, mas mesmo assim Adélia estava na frente. Ela ficou na frente em todas as pesquisas até a última semana, quando Valderico passou 1 ponto na frente. Nas pesquisas que eu participei e que eu considero sérias. A gente ficou numa indefinição total, mesmo porque quando Valderico ficou na frente com 1 ponto, estava na margem de erro. A última pesquisa que foi 30 de setembro, foram 9,9% de indecisos e a diferença de um candidato para o outro era de 1 ponto. E no meio da pesquisa, Coronel Resende retirou a candidatura", explicou.

Para Nazal, se Bento retirasse a candidatura não iria interferir no resultado, e o último dia de campanha foi decisivo nas eleições municipais em Ilhéus. "A gente fez essa pesquisa. Seriam 33% dos votos para Adélia e 31% iam para Valderico, 20% votariam nulo e outros restantes são sabiam ou não responderam. Nesse caso, não teria muita diferença. Foi na linha do empate técnico. A diferença era a expectativa do eleitor no dia, que você não tem como mensurar. A eleição foi o detalhe, e Valderico foi mais competente no dia da votação. O azul predominou", declarou.

Confira a entrevista completa:

" target="_blank">

Deixe seu comentário para PARA NAZAL, RETIRADA DE CANDIDATURA DE BENTO NÃO INTERFERIRIA NO RESULTADOS DAS ELEIÇÕES. "VALDERICO FOI MAIS COMPETENTE O DIA DA VOTAÇÃO"

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!