PARCERIA DA UESC COM BAMIM DEVE ATENDER CERCA DE MIL ALUNOS E PESQUISADORES

Convênio de cooperação aproxima a Universidade Estadual de Santa Cruz das comunidades do entorno do Porto Sul
Um convênio de cooperação científica e tecnológica, firmado entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Bahia Mineração (Bamin), garantiu que, nos próximos quatro anos, pesquisas acadêmicas serão desenvolvidas em parceria com projetos socioambientais da Bamin em comunidades localizadas no entorno do Porto Sul, em Ilhéus. A iniciativa colabora com o processo de formação de estudantes, valoriza a ciência e incentiva a produção de conhecimento.
Na última quinta-feira, 16 de dezembro de 2021, o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana recebeu na Universidade o CEO da Bamin, Eduardo Ledsham, para um ato simbólico de assinatura do convênio. Estiveram presentes professores da instituição e uma comitiva formada por gestores da Bamin que acompanham os programas socioambientais vinculados à fase inicial de construção do Porto Sul. O evento consolidou a parceria de 10 anos entre empresa e a Uesc, pois em 2011 foi firmado o primeiro convênio entre as duas instituições.
A celebração desse convênio permite o envolvimento de docentes e discentes na realização de estudos e pesquisas, especialmente aqueles relacionados com a execução das atividades do Porto Sul. Isso contribui para a formação de recursos humanos das duas instituições, e as ações resultantes dessa parceria contribuirão para preservação e conservação do meio ambiente, a promoção do desenvolvimento econômico e social local, e o fomento à inovação e empreendedorismo.
O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, destacou a importância dos investimentos da Bamin na região e reafirmou o papel da Universidade Estadual de Santa Cruz em dialogar com setores ligados ao desenvolvimento. “Ilhéus possui hoje uma população eminentemente urbana e passa por uma fase de muitos investimentos e desenvolvimento. O desafio da universidade é quebrar o mito de que público e privado não podem andar juntos e mostrar à sociedade o que uma parceria desse porte permite”, completou.
JG
Deixe seu comentário para PARCERIA DA UESC COM BAMIM DEVE ATENDER CERCA DE MIL ALUNOS E PESQUISADORES