Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

PONTE JORGE AMADO: A MARESIA PEDE PASSAGEM

PONTE JORGE AMADO: A MARESIA PEDE PASSAGEM
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 14/02/2022 08h47
★ ★ ★ ★ ★
6

Texto por: José Rezende Mendonça

Apenas com um ano e sete meses de inaugurada, a primeira ponte estaiada da Bahia, apesar dos seus bons serviços prestados a toda comunidade local e regional, já começou há algum tempo, apresentar o que todo leigo sabia sobre a alta salinidade neste trecho, compreendido entre o Morro de Pernambuco e o Opaba Praia Hotel.

Enquanto isto, o prefeito de Ilhéus e o governador da Bahia não conseguem definir quem realmente deverá dar a manutenção a ponte Jorge Amado.

No presente momento o Governo do Estado da Bahia, é legalmente o responsável, não só pela ponte em si, mas também pelos acessos sul e norte, incluindo a duplicação da BA-001.

O que se ver atualmente, e as fotos dirão por si, é uma mistura de irresponsabilidade com o trânsito de veículos de um modo geral, bicicletas e pedestres, que utilizam aquele trecho diuturnamente.

São hastes que conjuntamente com as placas de sinalização e orientação, que não existem mais, são sete (7) buracos nas calçadas que ficaram como testemunhas, para evidenciarem que ali um foram postes de sinalizações.

Pelo lado dos arrecifes (recifes), no sentido sul/norte, como lembrança só ficaram duas placas das 11(onze) existentes, sendo que uma delas foi colocada recentemente, que se refere ao controle de velocidade eletronicamente.

Além de tudo isso, ainda existem hastes que as placas já foram carcomidas pela ferrugem.

No caso específico da ponte, vimos algumas grades que servem de proteção para os pedestres e ciclistas, já em estado de verdadeira corrosão. E no meio desta ferrugem toda, estão os suportes de sustentação dos conjuntos de iluminação cênica, já causando apagões nas laterais da torre central. 

E para completar todo este descaso, a lateral inferior da ponte, já não acendem mais, há pelo menos 6 (seis) meses.

E o que estaria levando a tudo isso?

1.    Falta de bom senso, pois todos os postes de sinalizações poderiam ser de eucaliptos tratados, que tem pelos menos uma garantia de 10 (dez) anos.

2.    Descaso pelas várias alertas que fizemos aos responsáveis pela obra. Alertas estas, que chegaram aos engenheiros via políticos influentes do governo estadual, sobre este ALTÍSSIMO GRAU DE SALINIDADE, devido as arrebentações das ondas do mar nos arrecifes. 

Qualquer morador nato ou não do bairro do Pontal, tem conhecimento deste “fenômeno” o ano todo. Então não foi por falta de avisos.

Chegamos à conclusão, que as placas de sinalização/orientação de trânsito, estavam ali como DECORAÇÃO, porque se fossem para ORIENTAR E EVITAR ACIDENTES, já deveriam ter sidas substituídas por outras há muito tempo.

Finalmente fica uma pergunta: se o governo do estado, que tem realizado várias obras na cidade de Ilhéus, não está tendo a preocupação para a manutenção desta ponte e seus acessos, como pode o prefeito de Ilhéus querer absorver esta responsabilidade, se não há nem verba para realizar as simples sinalizações verticais e horizontais, e nem tão pouco verba para tapar os buracos da cidade?

A não ser que a prefeitura vise apenas arrecadar com as multas oriundas do sistema eletrônico dos radares instalados.

Pontal/Ilhéus, 13 de fevereiro de 2022

PONTE JORGE AMADO A MARESIA PEDE PASSAGEM

PONTE JORGE AMADO A MARESIA PEDE PASSAGEM

PONTE JORGE AMADO A MARESIA PEDE PASSAGEM

PONTE JORGE AMADO A MARESIA PEDE PASSAGEMPONTE JORGE AMADO A MARESIA PEDE PASSAGEMPONTE JORGE AMADO A MARESIA PEDE PASSAGEMPONTE JORGE AMADO A MARESIA PEDE PASSAGEMPONTE JORGE AMADO A MARESIA PEDE PASSAGEMPONTE JORGE AMADO A MARESIA PEDE PASSAGEM

Deixe seu comentário para PONTE JORGE AMADO: A MARESIA PEDE PASSAGEM

Resposta de Elivaldo

É um verdadeiro absurdo, uma ponte linda que representa mais um cartão postal da cidade se acabar desse jeito, se não tomarem providências não vai durar nem 2 anos!

★ ★ ★ ★ ★ Em 19-06-2022 às 18-08h 5

Resposta de wilma

Por que a ponte nova só tem acesso a carros particulares e não onibus e demais? ao trafegar na referida ponte em destaque na matéria, nos onibus, o pouco que conseguimos ver da janela, nos deixa horrorizados com o descaso dos políticos, e a tapeação que fazem com pinturas que lembra carnaval fora de época, as rachaduras e outros que nos fazem pedir a Deus nos proteger de um acidente..

★ ★ ★ ★ ★ Em 16-02-2022 às 11-25h 5

Resposta de Claudio

Várias placas com o pedestal de ferro já caíram, nesse local. As de madeira são as que estão resistindo. As autoridades só vão acordar no dia que acontecer um acidente fatal com um transeunte. Obra pública é tudo um lixo... Não existe qualidade no serviço... É sempre maquiagem pura!!! Muito revoltante!!!

★ ★ ★ ★ ★ Em 16-02-2022 às 09-49h 5

Resposta de Gustavo Fontes

Agora o governador tem que sair de Salvador pra trocar luzes, placas e postes enferrujados em Ilhéus. Ah vá...

★ ★ ★ ★ ★ Em 14-02-2022 às 22-13h 5

Resposta de Eduardo

Esses políticos só estão pensando em voto, Mário Alexandre só pensa em voto para sua esposa se eleger deputada estadual em 2022 e Rui Costa só pensa em voto para Jacques Wagner se eleger governando da Bahia.

★ ★ ★ ★ ★ Em 14-02-2022 às 13-56h 5

Resposta de Raimundo BARBOSA

Bom dia caminho neste trecho todos os dias cem falar que os refletores da quadra quê já caíram com á corrosão metade,e os portões das duas quadras um abraço

★ ★ ★ ★ ★ Em 14-02-2022 às 11-27h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!