PORTO DE ILHÉUS AMPLIA O CALADO PARA ATRAIR NAVIOS MAIORES
PORTO DE ILHÉUS AMPLIA O CALADO PARA ATRAIR NAVIOS MAIORES
Na terra de Jorge Amado, do cacau e do chocolate, ainda lá no século XX, o desenvolvimento veio pelo mar, quando um velho atracadouro deu lugar em 1920 para a construção de um porto capaz de escoar toda a produção cacaueira local para o mundo.
Porto que hoje - quase cem anos depois - quer aprofundar não só sua área de influência, mas também sua posição enquanto hub logístico. Para isso, o equipamento vai aumentar o seu calado (profundidade) de 8 metros para 11,5 metros, o que vai permitir que o porto atraque navios maiores, que devem atender às demandas de cruzeiros turísticos e de graneleiros de grande porte.
A realização da dragagem para o aprofundamento significa investimentos na ordem de R$ 90 milhões. Segundo o diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária do Departamento de Gestão e Modernização Portuária (SNPTA), Domênico Acetta, a obra de dragagem (remoção de assoreamento) tem como principal objetivo incrementar as atividades portuárias em Ilhéus, sobretudo na operação futura como braço do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol), ambas estruturas em fase de implementação.
“O Porto de Ilhéus precisa manter sua estrutura. Ao aprofundar, você ganha em carga. Se você agregar um metro no seu calado, você coloca mais 720 contêineres. E isso é recurso a mais, isso é divisa entrando”, falou. Ainda de acordo com Acetta, a expansão do calado vai resolver, inclusive, os problemas de insegurança e facilitar os arrendamentos nas áreas em terra do terminal.
“Você cria um ambiente bom para o porto em diversos segmentos. Quando o governo fala para o mercado que vai melhorar e aprofundar o Porto de Ilhéus e se resolve o gargalo da insegurança, abre oportunidade para puxar os empresários para cá e movimentar estas parcerias”, destaca o especialista.
Se antes o Porto de Ilhéus vivia vinculado à atividade cacaueira, após o declínio da era desta cultura, ele passou a responder pela movimentação de grãos, minérios e abriu seu cais também para receber turistas. Para fomentar a competitividade logística do porto, o plano de dragagem prevê também a construção de uma via portuária.
“Demos a ideia de fazer esta avenida paralela. A praia está em colapso. A gente amplia a praia e atrás dessa praia podemos fazer o acesso portuário sair da cidade de Ilhéus. Os caminhões não vão mais precisar entrar”, explica Acetta.
Outra perspectiva estratégica para o Porto de Ilhéus está no suporte à construção do Porto Sul, pela mineradora Bahia Mineração (Bamin), como pontua o diretor de projetos da empresa, Alberto Vieira. “Hoje, nós estamos com um calado de 9 metros que possibilita a atracação de navios pequenos, de 30 a 40 mil toneladas. Para ganharmos mais eficiência, precisamos ter navios maiores atracando em Ilhéus. Somando porto e ferrovia, nós vamos ter um hub logístico de extrema importância para a Bahia”, afirma o executivo.
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