Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

‘POSSE DE ARMA É DIREITO DO CIDADÃO ASSIM COMO TER GELADEIRA OU TV’, DIZ MINISTRO

‘POSSE DE ARMA É DIREITO DO CIDADÃO ASSIM COMO TER GELADEIRA OU TV’, DIZ MINISTRO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 23/05/2019 12h27

‘POSSE DE ARMA É DIREITO DO CIDADÃO ASSIM COMO TER GELADEIRA OU TV’, DIZ MINISTRO

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, defendeu nesta quarta-feira (22) em entrevista à GloboNews o decreto presidencial que flexibilizou as regras sobre o uso de armas de fogo e munição. Ele afirmou que a posse de armas é um "direito do cidadão", assim como ter uma televisão ou uma geladeira.

O decreto foi assinado pelo presidente no último dia 7 e, entre outros pontos, facilitou o porte de armas e aumentou o número de cartuchos que podem ser comprados anualmente. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa. É diferente da posse, que só permite manter a arma dentro de casa.

Após diversas críticas e ações judiciais contrárias ao decreto, o governo decidiu alterar o texto para diminuir o alcance de algumas medidas. Entre outros pontos, o novo decreto proíbe o cidadão comum de ter porte de "armas portáteis", como fuzis, mas diz que o Exército ainda vai publicar, em até 60 dias, a lista completa de armas que serão adquiridas ou proibidas.

O ministro também defendeu que o decreto não é uma medida do governo para enfrentar a crise na segurança pública, mas sim a garantia de uma liberdade de cada cidadão. Segundo ele, a posse de armas possibilita ao cidadão "se defender, defender a sua família, defender a sua propriedade".

"[O decreto] conjugado com medidas típicas de segurança pública pode dar uma sensação de segurança que hoje os brasileiros não têm", defendeu Heleno.

Questionado sobre alguns eventuais excessos presentes no decreto original de Bolsonaro, o ministro do GSI ressaltou a "flexibilidade" do presidente em ouvir e acatar argumentos "válidos" sobre diferentes assuntos.

Deixe seu comentário para ‘POSSE DE ARMA É DIREITO DO CIDADÃO ASSIM COMO TER GELADEIRA OU TV’, DIZ MINISTRO

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!