Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

PRÉDIO DO ANTIGO HOTEL COLOMBO EM CACHOEIRA DESABA

PRÉDIO DO ANTIGO HOTEL COLOMBO EM CACHOEIRA DESABA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 18/02/2024 20h27

Hotel foi lançado em 1940, às margens do Rio Paraguaçu

O prédio do antigo Hotel Colombo, no município de Cachoeira, Recôncavo da Bahia, desabou no início da noite deste domingo (18).

O edifício é uma propriedade privada e era tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e já havia sofrido um desabamento parcial em 19 de janeiro de 2019.

Alguns carros que estavam estacionados nas proximidades acabaram sendo atingidos pelos escombros, mas não houve feridos

O Hotel Colombo foi fundado em 1940 pelo espanhol Aurélio Bouzas, em um casarão construído ainda no Século XIX às margens do Rio Paraguaçu, que separa os municípios de Cachoeira e São Félix, tendo recebido diversas autoridades e artistas durante seu funcionamento.

A decadência do hotel teria começado em 1972, com a morte de Aurélio Bouzas. A propriedade foi vendida pela família anos depois e, em 1992, teve as portas fechadas pelo então dono, Raimundo Coelho.

A prefeitura de Cachoeira chegou a iniciar um processo de desapropriação do imóvel em 2014, para a instalação de um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, mas desistiu da ideia dois anos depois.

Desde lá, Raimundo Coelho e prefeitura de Cachoeira empurram um para o outro a responsabilidade pelo imóvel. O empresário entende que a desapropriação foi concluída e requer para si o pagamento de uma indenização, enquanto a gestão municipal tenta fazer com que a Justiça não reconheça a conclusão do processo.

Deixe seu comentário para PRÉDIO DO ANTIGO HOTEL COLOMBO EM CACHOEIRA DESABA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!