PRIMEIRA MÉDICA NEGRA DO BRASIL: HOMENAGEADA NO BBB 23 MARIA ODÍLIA FOI PRIMEIRA DAMA DE ILHÉUS É BAIANA E BISAVÓ DO OFTALMOLOGISTA EUSÍNIO LAVIGNE
Ela foi também a primeira professora negra da Faculdade de Medicina da Bahia.
Maria Odília Teixeira, bisavó do médico oftalmologista Ilheense Eusínio Gaston Lavigne Neto, primeira dama de Ilhéus, baiana de São Félix do Paraguaçu, superou as estatísticas e formou-se em medicina, sendo a primeira médica negra do Brasil. Ela foi também a primeira professora negra da Faculdade de Medicina da Bahia (cinco anos após conclusão de curso, lecionando Clínica Obstétrica), e inovou na sua tese inaugural quando pesquisou o tratamento da cirrose.
Fred Nicácio foi o sétimo eliminado do BBB 23. No papo com o médico, já fora da casa, Tadeu Schmidt citou três pessoas: Juliano Moreira, Maria Odília Teixeira e Karamo Brown. Mas, afinal, quem são eles? Quem são as pessoas que o apresentador usou como referência para recriar uma das frases mais marcantes do médico no programa. "Você tem sangue de Maria Bonita".
Dr. Juliano Moreira
Juliano Moreira é um médico e pesquisador brasileiro. O psiquiatra foi um revolucionário no tratamento das doenças mentais no Brasil. Negro e de origem pobre, Juliano Moreira nasceu na Bahia e entrou na faculdade de medicina aos 14 anos.
Ele era médico, tropicalista, dermatologista, psicólogo, historiador de medicina e naturalista. O baiano também fez alguns questionamentos sobre raças em 1981 e foi o fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil.
Dra. Maria Odília Texeira
Maria Odília Teixeira foi uma professora, a primeira médica negra do Brasil. Em uma turma com 47 pessoas, todos homens, estava Maria Odília Teixeira. A baiana é a mais antiga médica negra que a história do Brasil tem registrada. Ela se formou em 1909 na Faculdade de Medicina da Bahia e dominava o francês, grego e latim.
Cinco anos após se formar, Maria Odília voltou para a mesma faculdade que cursou medicina e se tornou a primeira professora negra da Faculdade de Medicina da Bahia.
A gana de uma mulher à frente do seu tempo era notória em diversas ações de Maria Odília. Ela encarou os feitos da ditadura do Estado Novo e defendeu sua família, em Ilhéus, em 1937, quando o seu marido Eusínio Gaston Lavigne teve o seu mandato de prefeito destituído.
Karamo Brown
Karamo Brown, por sua vez, é um apresentador de televisão norte-americano, personalidade de reality show, psicoterapeuta e ativista. Também conhecido por ser estrela do reality show "Queer Eye", Karamo é um dos cinco apresentadores do programa e age como uma espécie de mentor de estilo, culinária e comportamento dos participantes que se inscrevem buscando por uma repaginada geral em suas vidas.
O ativista já falou abertamente sobre a luta do filho mais velho com a dependência química. Pai de dois, Karomo teve o primeiro filho com uma ex-namorada do ensino médio, porém só descobriu que tinha um filho quando o garoto estava com dez anos. Em 2010, o apresentador também adotou o seu segundo filho.
Deixe seu comentário para PRIMEIRA MÉDICA NEGRA DO BRASIL: HOMENAGEADA NO BBB 23 MARIA ODÍLIA FOI PRIMEIRA DAMA DE ILHÉUS É BAIANA E BISAVÓ DO OFTALMOLOGISTA EUSÍNIO LAVIGNE