“ PRODUZIMOS A MELHOR AMÊNDOA DE CACAU DO MUNDO ” , AFIRMA JOSIAS GOMES AO FALAR DA PRODUÇÃO DAS COOPERATIVAS NO SUL DA BAHIA .
“Estamos otimistas! Hoje, temos mais capilaridade de vendas em outras regiões, com revendedores em diversos municípios baianos e em outros estados”, contou.
Para falar da produção de chocolate e ovos de Páscoa das cooperativas da agricultura familiar do Sul da Bahia, Josias Gomes, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural participou do programa O Tabuleiro, Ilhéus FM 105.9. Os empreendimentos contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com ações, desde a base de produção até o acesso ao mercado.
“A Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba) está apostando em vários produtos além de ovos de páscoa e barras de chocolate. Tem bombons de chocolate com frutas, a exemplo de abacaxi, licuri, umbu, café, banana e goiaba”, afirmou Josias. A Coopfesba é responsável pelo chocolate Bahia Cacau nos percentuais de 50% e 70% de teor de cacau, em embalagem de 200g, do chocolate Bahia Cacau. Além disso, a cooperativa oferece um mix de chocolates que variam de 35% a 70% de cacau, distribuídos em barras de 20g e 80g.
“Já a Natucoa está produzindo chocolates veganos lançou os ovos de Páscoa artesanais, em embalagens de 320 a 330g, trufado com geleia de mel de cacau, trufado com caramelo salgado e Licuri, e ovos com 70% cacau especial, com bombons”, pontuou.
Para a Páscoa, a Natucoa apostou no lançamento de ovos de chocolate com sabores diferenciados, inclusive utilizando mistura de produtos da agricultura familiar, a exemplo do Licuri: “Estamos otimistas! Hoje, temos mais capilaridade de vendas em outras regiões, com revendedores em diversos municípios baianos e em outros estados”, contou.
O secretário pontuou que o Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), destinou mais de R$2,5 milhões para a Coopfesba, que vêm sendo aplicados em assistência técnica e extensão rural (Ater), melhoramento no manejo da planta e aquisição de equipamentos. Para a base produtiva, foi destinado R$1 milhão, com insumos e capacitações, além de apoiar a definição de estratégias para comercialização e o levantamento de consultoria de franquias. “Os investimentos também possibilitaram à Coopessba acessar o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), que ajudou na qualificação e no aumento da produção, e a assistência técnica e gerencial (Ateg), o que fez melhorar a gestão da cooperativa”, disse. Clique e ouça na íntegra a entrevista com Josias Gomes.
Deixe seu comentário para “ PRODUZIMOS A MELHOR AMÊNDOA DE CACAU DO MUNDO ” , AFIRMA JOSIAS GOMES AO FALAR DA PRODUÇÃO DAS COOPERATIVAS NO SUL DA BAHIA .