Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

PROF. REINALDO DO IBEC FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO: "A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TEM SIDO UMA GRANDE ALTERNATIVA"

PROF. REINALDO DO IBEC FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO: "A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TEM SIDO UMA GRANDE ALTERNATIVA"
Por: Stefhany Alencar
Dia 05/04/2022 11h47
★ ★ ★ ★ ★
1

Ele destaca a importância da Educação Profissional como um fator decisivo para uma rápida inserção no mercado de trabalho, além da oportunidade do estudante se profissionalizar em um pequeno espaço de tempo, uma vez que os cursos tem duração curta com apr

Nesta terça-feira (5), OTabuleiro recebeu o Professor Reinaldo Soares, Diretor do Ibec BR. Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, o Diretor falou sobre a importância da educação profissionalizante no mercardo de trabalho da região.

Para Professor Reinaldo, o mercado profissional está cada vez mais exigente, ainda mais levando em conta o cenário de desemprego no qual o país se encontra, "se você tem uma grande quantidade de mão de obra disponível no mercado, você vai ser mais criterioso em selecionar sua mão de obra, então vai prevalecer quem apresentar maior qualificação".

Ele destaca a importância da Educação Profissional como um fator decisivo para uma rápida inserção no mercado de trabalho, além da oportunidade do estudante se profissionalizar em um pequeno espaço de tempo, uma vez que os cursos tem duração curta com aproximadamente 90 dias.

Professor Reinaldo afirma que esta é a realidade vivida no Ibec, e utiliza como exemplo os os cursos da área de Eletricidade, onde é possível qualificar o estudante em apenas 90 dias e já inseri-los rapidamente no mercado, com uma média salarial a partir de R$ 3.500.

O Ibec é homologado pela Coelba e oferece cursos necessários para os servidores da área elétrica, "é uma área em expansão [...] a Coelba vai precisar modernizar a rede de distribuição em toda Bahia, mais de 30 mil postes", afima Professor Reinaldo, que diz ainda que devido ao aumento da demanda, o mercado precisará de profissionais qualificados para realizar esta manutenção.

Como Profissional da Educação, Prof. Reinaldo se preocupa com a baixa aderência da população de Ilhéus em relação aos cursos profissionalizantes, uma vez que em cidades menores, como Ipiaú e Valença existe uma grande demanda por esta modalidade, " o que está acontecendo que as pessoas não estão se despertando para perceber que a educação profissional é uma saída?"

O Ibec é credenciado pelo MEC e possui cursos técnicos nas áres de Eletrotécnica, Logística, Segurança do Trabalho e Hospedagem, com cargas horárias de 1.500 horas, que estão em constante crescimento na região e credenciam o aluno para atuar no mercado de trabalho.

Professor Reinaldo destaca o curso de Hospedagem, em específico, e afirma que em 15 anos nunca conseguiu formar uma turma em Ilhéus, "uma cidade que se diz turística, mas temos uma limitação muito grande na perspectiva de formação [...] o setor clama por qualificação".

Para ele, o potencial turístico da cidade e a grande demanda da área exigem uma qualificação específica, até mesmo para impulsionar este setor, que é extremamente importante na região, no entanto carece de planejamento e profissionalização.

Professor Reinaldo finaliza reforçando a importância da educação profissional como ferramenta de transformação na vida das pessoas, "jovens, se qualifiquem, não pelos outros mas por você e sua família".

A sede do Ibec Br, fica na Avenida Raimundo Sá Barreto, 688, Jardim Savóia, em Ilhéus, e o telefone para contato é (73) 99961-8581.

Deixe seu comentário para PROF. REINALDO DO IBEC FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO: "A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TEM SIDO UMA GRANDE ALTERNATIVA"

Resposta de Nilton Pereira

O IBEC, surge da ação de um visionário, empreendedor que aposta na preparação e qualificação profissional do cidadão..... Ilhéus, precisa recuperar o protagonismo do desenvolvimento regional, aproveitando o potencial energético e hídrico...importante pra logística do Porto Sul, em fase de construção.... A importância de eleger pessoas comprometidas com o desenvolvimento regional, deve ser o discurso visando o pleito que se aproxima. A ausência de uma política, logística no turismo, deve-se tão somente a falta de sua profissionalização....O nosso potêncial histórico, cultural, de negócios e lazer, precisa ser explorado ao bem e ordem sócio econômico.

★ ★ ★ ★ ★ Em 06-04-2022 às 15-58h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!