PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE BRASILIA BALEADO NA AVENIDA DOIS DE JULHO EM ILHÉUS NÃO RESISTE A FERIMENTOS E MORRE
Bernard passava férias em Ilhéus e estaria acompanhado da mãe no momento da ação criminosa. Apesar do nome estrangeiro, a vítima era natural de Itabuna.
Faleceu na segunda-feira (16) o professor doutor Bernard Herman Hess, de 59 anos, baleado após uma tentativa de assalto numa feirinha instalada na 2 de julho, em Ilhéus. O caso aconteceu no sábado (14).
Bernard, que era doutor em literatura e professor da Universidade de Brasília (UnB), foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado para o Hospital Costa do Cacau, onde ficou em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu aos ferimentos.
Bernard passava férias em Ilhéus e estaria acompanhado da mãe no momento da ação criminosa. Apesar do nome estrangeiro, a vítima era natural de Itabuna.
Repercussão
O crime gerou grande comoção e pedido de investigação. A deputada estadual Olívia Santana (PC do B) enviou um ofício para o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, nessa terça-feira (17), no qual solicita informações sobre o crime.
A UnB Faculdade de Platina, onde o educador dava aulas, também emitiu uma nota ressaltando “as contribuições do professor na formação intelectual e educacional dos nossos estudantes, assim como sua projeção como um pesquisador crítico, reconhecido e comprometido com a qualidade da ciência no país”.
Em seu site oficial, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) publicou outra nota, onde o texto afirma:
“(…) [Bernard] contribuiu com a formação de centenas de camponeses e camponesas desde o primeiro curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. Foi também educador no Instituto de Educação Josué de Castro e na Escola Nacional Florestande Fernandes. Grande educador comprometido com a literatura na construção de um mundo melhor, sua contribuição fará falta na trincheira da cultura e da arte em nosso país, sobretudo nesses tempos que vivemos.”
Currículo
Bernard possuía graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1996), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2006). Foi consultor do Ministério da Educação.
Era professor adjunto do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina e pesquisador do Grupo de pesquisa “Literatura e Modernidade Periférica”.
Resposta de JORGE LUIZ ARAUJO DOS ANJOS
Infelizmente daqui pra frente os indices de assassinatos devem aumentar e muito. Que Deus conforte seus familiares e amigos.
★ ★ ★ ★ ★ Em 19-01-2023 às 18-14h 5Resposta de Aldemir almeida
Foi ASSASSINADOBRUTALMENTE, POR UMA VÍTIMA DE SOCIEDAE", EU POUCO TEMPO ESSE BANDIDO ESTARÁ LIVRE, LAMENTÁVEL.
★ ★ ★ ★ ★ Em 18-01-2023 às 15-13h 5