Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

PROFESSOR ORIENTA SOBRE RELAÇÃO DE IMUNIDADE E ATIVIDADE FÍSICA PARA COMBATER DOENÇAS

PROFESSOR ORIENTA SOBRE RELAÇÃO DE IMUNIDADE E ATIVIDADE FÍSICA PARA COMBATER DOENÇAS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 03/04/2020 07h19

Exercício físico fortale o sistema imunológico proporcionando uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção

As orientações do educador físico Beto Kruschewsky ajudaram na reflexão sobre a importância da atividade física regular para melhora da resposta imunológica de cada pessoa, durante a edição de ontem (1º) do programa “De Bem Com a Vida”, através das plataformas digitais da Prefeitura de Ilhéus.

O tema tem sua relevância no atual momento com a pandemia de doenças causadas por vírus e bactérias cada vez mais agressivos, como é o caso do novo Coronavírus. Segundo o professor, com doutorado em Desempenho Humano pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vai proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as atividades físicas têm um grande impacto para prevenir doenças do coração, aliado com uma ingestão moderada de carboidratos, evitando frituras e acrescentando frutas e legumes. Especialistas orientam evitar exercícios de intensidade acima de um limite crítico, que vão ter o efeito inverso, diminuindo a imunidade e aumentando a incidência de doenças por enfraquecimento imunológico.

Outro fator que colabora para a proteção do organismo, segundo o professor, é o fato de a atividade física promover a diminuição do estresse. “Como nosso corpo funciona de maneira harmoniosa, haverá a redução do estresse e isso fará com que o organismo se fortaleça e fique menos suscetível a diversas doenças. Mas as doses dessa atividade física precisam ser equilibradas, senão, o indivíduo poderá sofrer durante muito tempo com dores”, alertou.

No quesito alimentação, Beto Kruschewsky afirmou que manter uma rotina de consumo de alimentos adequada e saudável aumenta a imunidade e pode também prevenir doenças. “Uma boa alimentação proporciona uma sensação de autonomia, ou seja, a oportunidade de redescobrir novas formas de colocar à mesa alimentos saudáveis, com o prazer, e consequentemente, com o seu estado de bem-estar”. 

Alinhado com as recomendações dos órgãos de saúde, para as pessoas permanecerem em casa, em isolamento social, o educador físico destacou a importância de exercitar-se durante o período, para aliviar o estresse e ansiedade, além de aumentar a imunidade. “A OMS recomenda 30 minutos de atividade moderada, cinco vezes por semana. Neste momento, o mais indicado é preferir treinos de intensidade leve a moderada”.

O programa “De Bem com a Vida” é uma iniciativa proposta pelo Gabinete de Crise da Prefeitura Municipal para orientar, entreter e informar à população durante o período de quarentena do Coronavírus (Covid-19). A live nas redes sociais vai ao ar a partir das 17h.

Deixe seu comentário para PROFESSOR ORIENTA SOBRE RELAÇÃO DE IMUNIDADE E ATIVIDADE FÍSICA PARA COMBATER DOENÇAS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!