PROFISSIONAIS DO HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU PROMOVEM LEITURA DE CARTAS E EMOCIONAM PAIS
Leitura de cartas emocionam pais internados na unidade hospitalar.
Desde a última quinta-feira (06), e com prosseguimento nesta semana, profissionais dos setores de Serviço Social e Psicologia do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promovem atividade especial em referência e homenagem ao dia dos pais. Pacientes, da UTI Geral e da Unidade Covid-19, recebem visitas virtuais e ouvem a leitura de cartas enviadas pelos seus familiares, ação que conforta e tranquiliza a pessoa internada.
Durante o acolhimento humanizado pela semana do dia dos pais, os pacientes com condição de fala, interagem e dialogam, à distância, com os seus familiares, outros em condições mais agravadas escutam as palavras de carinho lidas nas cartas entregues ao Serviço Social do HRCC. A assistente social, Maria das Graças dos Santos Souza, resume o efeito da ação “muitos choros de emoção, emocionante, um momento de importância indescritível para o paciente e sua família”.
Ainda de acordo com a assistente social, as cartinhas e o contato para o dia dos pais deixaram pacientes e familiares satisfeitos e agradecidos. “Eu acho que a gente tem que pensar na questão da humanização desse processo, é uma distância que faz o paciente sofrer e que nós, como profissionais, dentro do hospital, temos que mover os esforços, fazer os movimentos para tornar esses dias, que são angustiantes, um pouco mais tranquilos, mais agradáveis, tanto pra paciente, como pra família”, disse.
Maria das Graças destacou que cada visita, mesmo remota, foi marcante, possibilitou pais falarem com suas esposas, seus filhos e netos, recebendo como retorno um incentivo positivo e o carinho de cada um deles. “A situação do internamento, muitas vezes, traz angústia para o paciente, a partir do momento que ele consegue interagir, mesmo que à distância, com um ente querido, isso conforta, tranquiliza a pessoa. Então assim, foi muito bom, sempre buscamos manter essa aproximação e humanizar nosso atendimento da melhor forma possível”, concluiu.
Resposta de Joelma
Muito gratificante fazer parte dessa equipe e ver o retorno de gratidão pelos acolhidos. Gratidão a Deus que tem nos direcionado. Amém!
★ ★ ★ ★ ★ Em 12-08-2020 às 10-40h 5