PROJETO APADRINHAMENTO AFETIVO PARTICIPA DO ‘CIRANDA NA PRAÇA’ NESTE SÁBADO (18)
A equipe do projeto Apadrinhamento Afetivo participará do projeto "Ciranda na Praça" neste sábado (18).
Nesta sexta-feira (17), OTabuleiro bateu um papo com Leila Maria Vilas Boas, psicóloga do projeto Apadrinhamento Afetivo, e Luane de Freitas, presidente do grupo de apoio à adoção "Adotarte", em Ilhéus.
A equipe do projeto Apadrinhamento Afetivo participará do projeto "Ciranda na Praça" neste sábado (18). O projeto acontece todo terceiro sábado de cada mês, na praça Antônio Viana, no bairro Cidade Nova .
No estande será divulgado o projeto Apadrinhamento Afetivo e Adotarte, que visa atender crianças e adolescentes da rede de acolhimento do município.
"O projeto tem a intenção de construir uma rede socioeducativa para assistir as crianças e adolescentes em situação de abrigamento na nossa cidade", afirma Leila.
São três modalidades de apadrinhamento. No Afetivo, torna-se necessário que a pessoa tenha disponibilidade de tempo para estabelecer, através de atenção individualizada, uma relação que se torne referência positiva geradora de experiências gratificantes e saudáveis para o seu afilhado. Serão construídos laços de amizade, e padrinho e afilhado poderão passar finais de semana, feriados e férias juntos, até viajar.
No Apadrinhamento provedor, o padrinho pode ser pessoa natural ou jurídica, e dará suporte material ou financeiro à instituição, criança ou adolescente, com a doação de materiais escolares, vestuário, brinquedos, com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportiva, idiomas ou arcando com os custos de alguma demanda especifica da instituição, da criança ou do adolescente.
Já o Apadrinhamento prestador de serviços, o padrinho, por meio de ações de responsabilidade social, se cadastra para atender à instituição, às crianças e os adolescentes, prestando o serviço, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade.
O Grupo 'Adotarte' surgiu em 2017 e tem como principais objetivos divulgar a cultura da adoção junto à sociedade, apoiar e preparar as famílias durante o processo de habilitação para adoção e pós-adoção.
"Ele existe para apoiar famílias à adoção, pretendentes, ou seja, pessoas que estão na fila para adoção, em processo de habilitação e também toda a sociedade. A gente fala sobre adoção e prepara a família. Além disso, desmistificamos o preconceito de que a adoção é caridade", destaca Luane.
Já o Apadrinhamento Afetivo é voltado para crianças e adolescentes de idade entre 8 e 17 anos, acolhidos nas instituições de Ilhéus. O projeto é uma realização do Tribunal de Justiça da Bahia, através da Vara da Infância e Juventude, e da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social.
Para conhecer mais sobre os projetos, basta acessar o Instagram @apadrinhamento.ios e @adotarteilheus
Ouça a entrevista completa
Deixe seu comentário para PROJETO APADRINHAMENTO AFETIVO PARTICIPA DO ‘CIRANDA NA PRAÇA’ NESTE SÁBADO (18)