“PROLIFERAÇÃO DE CARAMUJOS É COMUM NO VERÃO”, AFIRMA COORDENADORA DO CENTRO DE ZOONOSES DE ILHÉUS
“ A população pode recolher os animais com a luva, já que não existe casos na cidade da meningite transmitida por eles”, explicou.
Os caramujos africanos estão em diversas partes de Ilhéus e sua proliferação é comum durante o verão, devido às altas temperaturas. Para falar sobre o combate mais eficiente, a médica veterinária Paula Rocha, coordenadora do Centro de controle e zoonoses do município, foi entrevistada no programa O tabuleiro, Ilhéus FM 105.9 nesta terça-feira (17), e afirmou que existe no mercado à venda o molusicida, um veneno que não é tóxico para outro ser vivo e que é bastante eficaz no controle desses animais.
“ A população pode recolher os animais com a luva, já que não existe casos na cidade da meningite transmitida por eles”, explicou. A especialista alertou que não se deve transportar e nem jogar os caramujos vivos em terrenos baldios, ruas ou matas. O caramujo se reproduz sem a presença de predadores, visto que estão fora de seu habitat natural, além da espécie ser hermafrodita.
Durante conversa com o comunicador Vila Nova, Paula aproveitou para ressaltar a importância da população estar consciente da responsabilidade de limpeza. “Fazemos o controle de pragas no município, mas é preciso entender que a proliferação de diversos animais se dá por falta de limpeza adequada”, salientou.
A veterinária também falou sobre o serviço de castração que é oferecido pelo Centro de controle de zoonoses do município. “Nosso foco é o controle populacional, animais que tem risco de multiplicação, explicou. “Toda sexta-feira são disponibilizadas 25 fichas para marcação de castração na semana seguinte”, contou. Ela também disse que existe um trabalho em parceria com as protetoras dos animais de rua e abandonados, que sempre levam os animais para castrar antes de serem disponibilizados para adoção. O telefone do CCZ de Ilhéus é 98837 7791. Para ouvir na integra a entrevista com Paula Rocha, clique abaixo.
Deixe seu comentário para “PROLIFERAÇÃO DE CARAMUJOS É COMUM NO VERÃO”, AFIRMA COORDENADORA DO CENTRO DE ZOONOSES DE ILHÉUS