REELEIÇÃO EM RISCO? VEREADOR DE ILHÉUS SE AJOELHA DURANTE CERIMÔNIA DE DIPLOMAÇÃO
Ato aconteceu na manhã desta terça-feira, 17 de dezembro
Durante a cerimônia de diplomação do prefeito eleito Valderico Júnior, da vice-prefeita Wanessa Gedeon e dos vereadores eleitos em Ilhéus para o próximo mandato, um gesto inusitado chamou a atenção. O vereador Nerival, reeleito em 2024, surpreendeu a todos ao se ajoelhar ao receber o diploma das mãos do juiz Alex Venicius Campos de Miranda, da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, nesta terça-feira (17).
O ato gerou especulações, especialmente porque Nerival pode ser um dos parlamentares a perder a cadeira na Câmara Municipal devido a problemas envolvendo dois partidos políticos na eleição deste ano. A situação pode culminar na saída de até quatro vereadores eleitos para 2025.
Um dos principais impasses envolve o Partido da Mulher Brasileira (PMB). A legenda lançou inicialmente duas mulheres em sua chapa, como exige a legislação eleitoral. Contudo, no decorrer da campanha, uma delas renunciou, levando o partido a apresentar outra candidata. A Justiça Eleitoral, no entanto, impugnou essa substituição por não atender aos critérios legais, tornando o PMB irregular quanto à cota mínima de mulheres. “Como não cumpriram a exigência, o partido deveria ter corrigido a situação, substituindo por outra mulher ou retirando dois homens da chapa. Isso não aconteceu, e a campanha prosseguiu”, explicou Vila Nova no programa O Tabuleiro. Apesar das irregularidades, o PMB conquistou mais de 5 mil votos, garantindo uma cadeira para Neto da Saúde, o candidato mais votado do partido.
Agora, os votos do PMB estão sob risco de anulação. Caso a Justiça confirme essa decisão, o partido perde a vaga conquistada, e um novo cálculo eleitoral será realizado. Pelas projeções, a cadeira pode ser transferida para o vereador Claúdio Magalhães (PCdoB), da Federação Brasil da Esperança.
Além do PMB, o PSD e o AVANTE também podem ser atingidos pelo recálculo dos votos. O PSD, que elegeu quatro vereadores, corre o risco de perder uma vaga, justamente a ocupada por Nerival, o último a entrar na cota. Já o AVANTE, que garantiu uma cadeira para Bodão, pode ganhar mais uma vaga, que ficaria com Fabricio Nascimento, segundo mais votado do partido.
O gesto de Nerival durante a cerimônia ainda não foi esclarecido. Não se sabe ao certo o que motivou o vereador a se ajoelhar ao receber o diploma. No entanto, se o ato foi uma espécie de apelo ao juiz presente, ele teria “errado o santo”, como dizem, já que o caso está agora sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF).
A disputa jurídica promete movimentar os bastidores políticos de Ilhéus nos próximos meses e poderá alterar a configuração final da Câmara Municipal para o próximo mandato.
Resposta de Joaquim
Hilário, deveria permanecer assim até o final do mandato, se é que vai conseguir. Sugiro que fique rezando Pai Nosso e ave Maria .
★ ★ ★ ★ ★ Em 17-12-2024 às 20-23h 5