REITOR ALESSANDRO FERNANDES DESTACA CONQUISTAS DA SUA GESTÃO: "A UESC SE TORNOU UM CANTEIRO DE OBRAS"
O reitor afirma que o período da pandemia foi o maior desafio da sua gestão.
Nesta quinta-feira (9), OTabuleiro recebeu o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes. Após quase quatro anos no comando da universidade, incluindo o período pandêmico, os professores Alessandro Fernandes e Maurício Moreau decidiram pela candidatura para mais um mandato à frente da gestão superior da instituição.
Este ano, a eleição conta com uma chapa única, segundo Alessandro isso é o fruto de um conjunto de fatores, entre eles, o amadurecimento institucional: "O nosso plano está pautado no PDI. Nós ouvimos toca a comunidade academica e os planos convergem porque são pautados em uma escuta participativa e democrática", afirma.
O reitor destaca que o período da pandemia foi o maior desafio da sua gestão: "A universidade teve que se reiventar. O sucesso foi o espírito colaborativo de toda comunidade academica. Fomos modelo no plano de segurança e fizemos uma série de obras na universidade quando não estávamos com aulas presenciais. Foi um grande desafio, esses dois anos de pandemia aguda vão ficar marcados na vida de cada ser humano".
Ao longo dos últimos anos, a Universidade deu continuidade a uma série de obras realizadas no campus, como a construção do Complexo de Laboratórios de Ciências Exatas (CLCE), a conclusão do anexo do Centro de Biologia e Genética (CBG), a construção do Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab) e da Unidade de Biorrefinarias Integradas do Laboratório de Aproveitamento de Biomassa.
Além disso, foi executada a implantação de calçadas acessíveis para melhorar a mobilidade interna, com sinalização para pessoas com deficiência; a construção da arena cultural Ramon Vane; construção da primeira fábrica de chocolate da economia solidária; revitalização de todo o Parque Desportivo, construção de nova quadra de esportes; e a construção do CPBio – Centro de Pesquisa da Biodiversidade.
A gestão da atual reitoria tem lutado junto ao Governo do Estado para a contratação de novos professores e servidores técnicos e analistas para suprir as constantes demandas do quadro de recursos humanos: "Contratamos 49 docentes e chamamos até aqui 65 técnicos de um concurso existente que tínhamos cadastro de reserva. Prosseguimos agora e vamos chamar mais 16 professores via concurso, mais 30 que serão chamados via REDA e 5 professores visitantes. Ao todo, 102 docentes serão contratados até o próximo mês".
Alessandro destaca a existencia de um programa da UESC em parceria com a AMURC, que tem como objetivo discutir problemas dos municípios. Neste projeto, a universidade disponibiliza sua colaboração: "A UESC quer que cada município coloque a disposição um espaço na sede da cidade, para que seja lá o ponto de extensão da universidade. Nós iremos atuar nestes municípios dentro da nossa capacidade. A UESC aprovou também a curricularização da extensão, 10% da carga horária de todos os cursos de graduação terão que ter extensão, então isso significa mais investimentos para irmos aos municípios".
Na área da pesquisa e pós-graduação, a Universidade tem ampliado suas conquistas. Quatro novos cursos de doutorado foram aprovados e dois novos cursos em nível de mestrado.
O reitor aponta ainda a necessidade da construção de um novo restaurante universitário, com maior acessibilidade e a construção de mais dois pavilhões de aulas e gabinetes para professores: "Queremos modernizar a universidade no que diz respeito à gestão e tecnologia".
Ouça na íntegra
Deixe seu comentário para REITOR ALESSANDRO FERNANDES DESTACA CONQUISTAS DA SUA GESTÃO: "A UESC SE TORNOU UM CANTEIRO DE OBRAS"