RESERVATÓRIO DO PACHECO É UM MARCO NA HISTÓRIA DE ILHÉUS
Estrutura do sistema de abastecimento marca a paisagem da cidade entre os ilheenses
O reservatório elevado de distribuição de água da Embasa instalado no bairro Pacheco (Alto da Boa Vista) marca a paisagem urbana de Ilhéus, que nesta sexta-feira, 28 de junho, comemora 490 anos de criação e 143 de elevação à categoria de cidade. A construção do reservatório remonta à criação da própria Embasa, no início dos anos 70. Desativado na década de 1990, o equipamento ainda funciona como elemento de orientação, como se fosse um farol urbano, para visitantes e moradores da quinta maior cidade do estado, com 178 mil habitantes.
A construção do reservatório do Pacheco começou em 1972, um ano após a criação da Embasa, e foi concluído em 1974. Durante vinte anos, o reservatório, com capacidade de 750 mil litros de água, foi responsável pelo abastecimento de três localidades situadas nas partes altas da cidade: Pacheco (Alto da Boa Vista), Teresópolis e Outeiro de São Sebastião. Problemas estruturais determinaram a desativação e a água passou a ser levada para as partes altas por meio de um booster - bomba pressurizadora que regula a pressão e melhora a distribuição em locais altos -, explica o engenheiro José Lavigne, que deixou a Embasa em 2023, após 40 anos de trabalho, dos quais 33 como gerente do escritório de Ilhéus.
O jornalista Marcos Bezerra, editor do site Transcend News, aponta o equipamento como um monumento histórico a ser preservado. Em matéria veiculada no ano passado, ele aponta como possível autor do projeto o arquiteto Gerhard Leo Lins Meyer, responsável por estruturas semelhantes erguidas em Ceilândia e Taquatinga, cidades-satélites de Brasília. Para Bezerra, a inspiração do arquiteto está numa espécie comum no Paraná, a araucária, planta que se destaca pelo longo tronco, encimado por uma vasta copa. No entanto, os arquivos da Embasa não guardam informação sobre a autoria do projeto.
O reservatório, com uma altura de 27 metros, está no quarto morro mais elevado da cidade, destacando-se na paisagem de 50 anos atrás, conforme registros de José Nazal, fotógrafo e ex-vice-prefeito do município. O crescimento da cidade, cuja população quase dobrou nesse período, e a verticalização urbana mudaram o cenário, mas o equipamento ainda é um marco na história de Ilhéus. Por isso, em algumas datas comemorativas o reservatório do Pacheco recebe iluminação cênica, recurso que destaca o equipamento à noite.
Hoje a Embasa atende cerca de 163,1 mil pessoas com um moderno sistema de abastecimento de água, composto por cinco estações de tratamento de água - Centro, Distrito, Pontal, Olivença e Banco Central- e três barragens de captação localizadas nos rios Iguape, Santana e Tororomba, além de operar uma malha de 519 quilômetros de rede distribuidora.
Resposta de Martha Noya
Ótima matéria! Acredito que, devidamente reformado, limpo, pintado, tudo dentro das normas de segurança, poderia ser um ponto turístico da cidade, oferecendo uma vista belíssima para o turista e os moradores da cidade também.
★ ★ ★ ★ ★ Em 28-06-2024 às 15-21h 5