SECRETÁRIO DE SAÚDE DE ILHÉUS ESCLARECE QUE A DIFICULDADE ESTÁ NA CONTRATAÇÃO DE NOVOS MÉDICOS ESPECIALISTAS
Segundo Eduardo Nora, o reajuste da tabela SUS influenciou na aquisição de profissionais que são melhores remunerados
O secretário municipal de Saúde de Ilhéus, Eduardo Nora, falou, durante entrevista ao programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM, nesta sexta-feira (12), sobre a grande dificuldade enfrentada pela pasta na contratação de médicos especialistas. O problema se reflete nas reclamações de ouvintes do programa, que informaram não conseguir atendimento com médicos dermatologista e reumatologista. Eduardo falou que existem hoje um dermatologista e um reumatologista atendendo na Policlínica, e confirmou que existem alguns problemas de "gargalos". Segundo ele, o reajuste da tabela SUS influenciou na aquisição de profissionais que são melhores remunerados. "Quando a gente implanta a PJ começa a resolver um problema sistêmico. Nós tínhamos problemas com médicos desde a Atenção Básica. Aquela velha história de que não atende a demanda espontânea. Criamos um fluxo de PJ para poder exigir mais. A gente tem uma maior rotatividade. O SUS, por sua vez, vem falando de reajuste da tabela. Então, algumas profissões, que são melhor remuneradas, a gente encontra dificuldade para incluir no sistema. Temos problemas hoje na parte de exames, como ressonância e tomografia, na parte de dermatologia, neuro e neuropediatra. Estamos tentando resolver a parte de dermatologia. Não existe um problema de orçamento. Existe um problema de detectar esses profissionais e resolver essa demanda.
Vila Nova perguntou se alguns profissionais preferem não atender pelo SUS, por conta do valor que o SUS paga, e o secretário confirmou. "Nós temos uma limitação. Não referenciamos o preço e alguns profissionais tem dificuldade de vir pra rede. Hoje não estamos negociando mais a carga horária. Num primeiro momento existia uma situação crítica. Hoje aceitamos que o posto de serviço é uma demanda espontânea. A gente exige que o médico atenda toda demanda espontânea daquele posto. Esse erro anterior trouxe pra gente alguns gargalos. O médico da atenção básica encaminha para um médico especialista, com mestrado e especializações, e são esses que a gente tem mais dificuldade de contratar. Quanto aos generalistas, está tranquilo. Temos algumas dificuldades com médicos especialistas, mas eles têm atendimento à demanda. Estamos hoje com dificuldade de novas contratações", declarou o secretário.
Confira a entrevista completa:
Resposta de Joaquim
Médico virou mercadoria?acredito ter sido dito contratação. Médico e medicamentos são mercadoria em Cuba que os troca por petróleo com a Venezuela.
★ ★ ★ ★ ★ Em 12-07-2024 às 21-32h 5