SECRETÁRIO DE INTERIOR DE ILHÉUS FALA SOBRE SITUAÇÃO DAS ESTRADAS NOS DISTRITOS
Hermano destaca que foram colocadas três frentes de serviço, priorizando os locais que não estavam tendo acesso ao transporte coletivo.
Nesta quinta-feira (9), OTabuleiro recebeu Hermano Fahning, secretário de Agricultura, Pesca e Interior de Ilhéus (SEAPI). Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, Hermano falou sobre a situação das estradas vicinais do município.
O secretário diz que as estradas vicinais foram fortemente afetadas pelas chuvas de dezembro de 2022, "o estrago foi bastante grande, e de uma maneira simultânea [...] Ao mesmo tempo tivemos que dar manutenção a todas as estradas, e pior ainda, algumas com a interrupção do transporte coletivo".
Hermano destaca que foram colocadas três frentes de serviço, priorizando os locais que não estavam tendo acesso ao transporte coletivo, "entramos na estrada do Japu, na área de Retiro, Aderno e Tibina, que estavam também sem ônibus, e no Banco do Pedro. O trabalho é de raspagem de solo ruim, encascalhamento, compactação do solo e conseguir fazer a drenagem pluvial porque quem causa esse estrago é a água".
Devido a escassez dos equipamentos para manutenção, ele afirma que o trabalho precisou ser roteirizado para otimização dos recursos, " a gente consegue atingir três frentes de trabalho com três motoniveladoras, temos duas retroescavadeiras para fazer esta parte de corte para fazer saída de água e elas conseguem atender essas três frentes de serviço porque o serviço é períodico, o rolo compactador também conseguem atender, e temos seis caçambas".
Sobre os protestos dos moradores dos distritos, Hermano aponta que são válidos, desde que não interrompam o direito de ir e vir, "sempre essas manifestações exigem que o secretário venha para conversar e entender, só que já estamos abertos para conversar, discutir e ver o problema e juntos encontrarmos soluções".
Segundo ele, as estradas do Japu e Lagoa Encantada são as que oferecem mais dificuldade na execução dos serviços em Ilhéus. No entanto, com a proximidade da jazida de cascalho no Salobrinho, o serviço conseguiu ser concentrado.
Atualmente a Secretaria, de acordo com Hermano, depende das condições climáticas para realizar as manutenções, "fez sol estamos trabalhando, choveu não dá para trabalhar, independente do dia da semana. Por exemplo, no Japu, se tivermos mais dois de sol a gente encerra, depois vamos para Aritaguá, Sambaituba, Carobeira, Vila Olimpío e Urucutuca".
Com o apoio da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura, a SEAPI desenvolveu um relatório do que aconteceu devido as chuvas em dezembro, "um georreferenciamento mostrando os locais onde a situação está em piores condições, já com o orçamento [...] Já estamos nos últimos detalhes para que venha esse recurso, chegando esse recurso vamos fazer a contratação de empresas terceirizadas para entrar simultaneamente nas estradas".
Ouça a entrevista completa
Resposta de Jordanio Cardoso da Silva
Falo sobre a comunidade onde moro sambaituba é um descaso o q vc, vereador, prefeito esta fazendo c nossa comunidade p4incipalmente moradores q dependem dos onibus e da eatrada pra trabalhar, a mais de 4 anos ñ temos o direito de ir e vir, ñ temos direito de lazer, estudar ate mesmo fazer um curso ddvido a falta de consideração e empenho de vcs. Tivemos maquinários, caçambas e veiculos aqui disponível nessa extiada mais o vereador e seus puxa saco usaram para outras finalidades e ñ fizeram o servico na eatrada...entao pare de demagogia e conversa bonita lorque so agora depois de tanta pressão vc deu as caras daqui a 02 anos teremos eleições e vcs hipócritas estarão aqui querendo votos. Espero q ñ tenhamos memoria curta
★ ★ ★ Em 09-03-2023 às 16-13h 3Resposta de Nacilda Conceição de Souza
Sr.Secretario boa tarde.entendemos todas as situações dos nossos distritos.é um causo ao todo.sofremos em tudo nossa estradaaparentimente pode está tudo bém,podemos ficar para depois na sua fala.más nossasas vidas continua em perigo tanto quanto as demais. Os transportes sucateados.falta freio ,porta cai ,perde direção estamos saindo sem saber se voltaremos para os nossos lares. De quém é a culpa? Nossa comunidade é populosa abrange do S.João até ribeira das Pedras.já pensou a superlotação nessa estrada caotica?Deus tem sido conosco e com os motoristas que arriscam a vida todos os dias. Veja com carinho.Não suportamos mais.
★ ★ ★ ★ ★ Em 09-03-2023 às 14-55h 5